Sob esse viés, cabe expor, questões jurídicas como elucidação do óbice. Por esse ângulo, a Carta Magna de 1988, a qual foi promulgada com base nos Direitos Humanos, prevê o direito à igualdade. No entanto, pela falta de políticas públicas, esse preceito fundamental não é efetivado. Isso ocorre porque o Governo não investe suficiente na formação educacional brasileira, dados divulgados em 2022 pelo IBGE, (Instituto brasileiro de geografia e estatística), 9,6 milhões de pessoas são analfabetas no Brasil. Por consequência, sem capacitação profissional, essas pessoas, em especial as mulheres, acabam trabalhando em locais marginalizados pela sociedade.
Outrossim, é necessário frisar, que as questões comunitárias são intimamente ligadas ao estigma retratado. Nesse ínterim, a Cegueira Moral, fenômeno exposto por José Saramago em sua obra "Ensaio sobre Chegueira", caracteriza a alienação da sociedade frente às demais realidades sociais, a qual é comentado pelo interesse próprio, insensibilidade e falta de empatia diante de um problema. Isso pode ser exemplificado no trabalho de cuidado realizado por mulheres, que se submetem a realizar tarefas invizibilisadas e má remuneradas, criado a partir de uma visão de mundo machista e patriarcal, que visa apenas seus interesses próprios. Com isso, o indivíduo torna-se vulnerável a mais problemas, o que prejudica a harmonia social e a efetivação da cidadania plena.
Logo, são necessárias alternativas para amenizar essa problemática. Para isso, o Ministério da Educação deve investir na escolarização e capacitação da mão de obra feminina. Essa alternativa, especialmente, será feita a partir de verbas da União, com a finalidade de promover a valorização dos direitos das mulheres. Concomitantemente, o Senado Federal, em parceria com mídias de grande acesso, divulguem mais intensamente os canais online de consulta pública. Taís divulgações, podem ocorrer por meio da criação de propagandas e vídeos a serem veínculadas nas redes sociais, a fim de que a população se conscientize sobre a importância do trabalho de cuidado e seu devido valor para uma sociedade igualitária. Com isso, a questão do tema será intermediado no século XXI, e o ideário de Platão, enfim, posto em prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.