Primeiramente, é notório que atividades em escritórios e estabelecimentos comerciais, no geral, possuem vantagens sociais e econômicas quando comparadas à atividade doméstica, por exemplo; esse comportamento deve-se, em primeira instância, ao capitalismo. O sociólogo alemão Karl Marx definiu que o modo de produção desse sistema baseia-se na maximização da mais-valia, ou seja, lucro; desse modo, ofícios que possibilitam a existência desse lucro possuem natural visibilidade, como gerência de bancos e restaurantes, ao passo que os que não permitem tornam-se invisíveis, o exato enquadramento do cuidado. Logo, o problema de desvalorização tácita é intrínseco à sociedade hodierna.
Ademais, existem acontecimentos históricos que implicam na dificuldade do reconhecimento social do gênero feminino, e, portanto, de seus ofícios. Em Atenas, cidade grega da Antiguidade Clássica, cidadão era um homem, falante de grego e não escravo, mulheres não eram consideradas, no Brasil da década de 1920, ocorreu o primeiro voto desse sexo, foi de uma moça de alta classe nordestina, somente a partir da década seguinte seria institucionalizado o voto feminino no país. Assim, é evidente a barreira da valorização da mulher tanto em aspectos cívicos quanto políticos, as questões laborais apenas refletem isso.
Em suma, o trabalho do cuidado de residências e de vidas sofrem uma série de empecilhos de variados espectros da sociedade. Por isso, o Ministério da Economia, juntamente ao Ministério da Igualdade, a fim de ofertar condições melhores às trabalhadoras, deve promover a criação de auxílios financeiros e programas de conscientização, chancelados pelo Congresso Nacional, que assegurarão dignidade e representatividade à parcela da população em questão. Desse modo, os objetivos dos ofícios determinados pelos povos primitivos, receberão novamente significação social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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