Deve-se pontuar, de início, que a herança genealógica configura-se como um grave empecilho no que diz respeito a invisibilidade do trabalho de cuidado feminino. Conforme o pensamento de Claude Lévi-trauso, só é possível entender as ações coletivas, adequadamente, por meio da interpretação dos acontecimentos históricos. Nesse sentido, a dificuldade de conceder relevância e notoriedade aos afazeres e demais incumbências das mulheres, mesmo com potência de fatores atuais, apresenta raízes intrínsecas ao passado brasileiro. Sob essa ótica, nota-se que a sociedade naturaliza essa perspectiva, assim as filhas mais velhas vão assume o cuidado dos irmãos e da casa, e na vida adulta, a assistência para pais na velhice.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a formação familiar. Para talco par sons, renomado sociólogo, a família é como uma máquina com o poder de criar características humanas. Nesse viés, o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado feminino, encontra desafios, também, por conta do racismo e isso se apresenta como um pensamento passado de geração em geração, dificultando seu extermínio por forças externas. Dessa forma, meninas e meninos que são vítimas de preconceitos, aceitam o trabalho não remunerado, ou mal pago, por conceitos empregados na criação, de que a mulher não deve conquistar lugares ocupados por homens. Diante disso, a própria família falha em romantizar as filhas apenas para os afazeres, seja em casa ou prestando serviço em outras residências.
Tendo em vista o exposto, torna-se evidente, portanto, que medidas precisam ser tomadas, para isso, o Ministério do trabalho e. Emprego, através do governo federal, deve reconhecer o trabalho de cuidado como uma atividade assalariada, bem como promover campanhas a fim de superar os desafios da invisibilidade da mulher em tal exercício. Tal ação pode ocorrer por meio de palestras escolares, vídeos publicados na TV aberta e em mídias de grande alcance. Além disso, a abertura de núcleos nas prefeituras, com especialista e psicólogos, pode trazer mais lucidez e incentivo para que as famílias e empregadores se conscientizem sobre a questão. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor e amenizar uma luta tão antiga.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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