Sob essa análise, é fulcral mencionar, a princípio, que a inoperância estatal está relacionada ao óbice. Nesse viés, Thomas Hobbes, em sua obra "Leviatã", disserta que o Estado deve ser promotor do bem-estar social. Todavia, observa-se que essa idealização está longe de se concretizar, pois a falta de investimentos em políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres reflete um descaso do poder público, o ocasiona em uma desvalorização desmesurada ao gênero feminino, como baixas remunerações e banalização dos seus direitos. Desse modo, intervenções são indubitáveis para a resolução do impasse.
Outrossim, é imperioso pontuar a displicência social como motor contribuinte. Nesse sentido, no documentário "mulheres: lutas intermináveis", é retratada a forma que a sociedade banaliza o gênero feminino e de como a cultura do machismo impacta em diversos momentos. Análogo à série documental, verifica-se um cenário similar na contemporaneidade, haja vista que as mulheres frequentemente são segregadas pelo corpo social, e muitas vezes são expostas à situações constrangedoras, como comentários de cunho sexual que inferiorizam o gênero. Dessa maneira, ocorre a marginalização desse grupo e a perpetuação de tais mazelas.
Portanto, é necessário que intervenções sejam feitas para a resolução do problema. Dessa forma, cabe ao governo federal- instância máxima da nação- ampliar e intensificar políticas públicas de valorização das mulheres, mediante às diretrizes orçamentárias, a fim de combater a desvalorização do gênero feminino, além de atenuar a desigualdade salarial. Paralelamente, é dever da Mídia- principal propagadora de informações no país- promover, por meio das redes sociais, debates acerca silenciamento da sociedade e a banalização de seus direitos, com o intuito de mitigar a problemática. Assim, as idealizações de Milton Santos serão concretizadas, e a ordem e o bem-estar serão evidenciados no Brasil
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada