Nesse contexto, depreende-se que o machismo é um fator primordial para a intensificação da invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher no Brasil. Acerca disso, é oportuno rememorar o pensamento da célebre escritora Carolina Maria de Jesus, segundo a qual a mulher trabalha mais do que o homem e não recebe dinheiro algum. A ideia da escritora, todavia, vai ao encontro do Brasil, visto que, embora seja imprescindível a importância socioeconômica do trabalho de cuidado da mulher brasileira, a impedição de remuneração ainda é uma questão presente, que atua em favor dos homens. Consequentemente, ocasiona a grande valorização do machismo. É incontestável, dessa forma, que meios devem ser tomados e pensados para superar o desenvolvimento crescente de uma sociedade machista. Assim, se o machismo, se mantiver, difícil será alterar o quadro nacional.
Além disso, a objetificação feminina precisa ser revogada urgentemente. Consoante a uma pesquisa realizada pelo G1, cerca de 71% dos homens concluem que a função da mulher na sociedade é a de dona do lar e nada mais. Diante desse cenário, é evidente que a objetificação feminina é uma questão negativamente essencial para a invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher da mulher. É indiscutível que o trabalho de cuidado realizado pela mulher é totalmente desvalorizado, já que, milhares de homens colocam as mulheres em espaços de rebaixamento, para se vangloriar de conquistas e méritos que as mesmas não têm acesso, pois são descredibilizadas pelo trabalho que exercem.
Mediante a exposto, é esclarecedor que projetos e meios devem ser pensados para combater esses desafios. Nessa perspectiva, cabe ao Estado - enquanto garantidor de direitos fundamentais -, deve por meio do apoio de esferas federais e municipais, criar campanhas sociais para a conscientização do enfrentamento do machismo, desde as escolas primárias até a população idosa, com o intuito de minimizar os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Outrossim, cabe ao mesmo agente criar programas de auxílio previdencial de remuneração do trabalho de cuidado das mulheres brasileiras e campanhas sociais contra a objetificação feminina e a desvalorização do trabalho de cuidado feminino. Dessa forma, poder-se-á fazer valer, na prática, a Constituição Federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.