Avatar do usuário
Por vitor43443c
Quantidade de postagens
#125896
Em "Utopia" obra de Thomas More, é retratado um modelo de sociedade perfeita, livre de mazelas, e em completa harmonia. No entanto, ao observar a luta das mulheres no enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado no Brasil, observa-se uma oposição à obra de More, já que as mulheres estão cada vez mais se inserindo nesse campo de trabalho e contam com baixa remuneração. Diante disso, é inefável as faltas de medidas governamentais bem como a negligência estatal para resolução da problemática.

Em primeiro lugar, as faltas de medidas governamentais contam como fator primordial na luta das mulheres pela valorização do serviço de cuidadora. Sob esse viés, segundo John Locke é obrigação do estado garantir que os direitos básicos, como o trabalho, estejam assegurados. Entretanto, ao verificar o cenário da busca das mulheres pela valorização do serviço de cuidadora, tanto no âmbito da remuneração, como pela alta demanda de trabalho, aponta-se o oposto a fala de Locke, logo, é inadmissível tal cenário se perpetuar em pleno século XXI.

Ademais, a negligência estatal é um impulsionador para que problemas como este continuem a ser discutidos. Há milhares de anos fomentava-se o problema do Patriarcado, onde o homem era "Protagonista" dos trabalhos principais e as mulheres dos trabalhos domésticos, vê-se então, uma dívida histórica que se arrasta há séculos, que apesar do âmbito feminino está ganhando espaço, existem desafios que precisam ser superados. Sendo assim, é necessário estabelecer resoluções a fim desse problema.

Urge, portanto, que medidas sejam impostas para o trabalho de cuidadoras no Brasil. O governo federal, através do ministério do trabalho, deve viabilizar projetos, tais como uma remuneração digna, bem como a melhoria dos seus direitos, a fim de valorizar a profissão. Desse modo, só assim Brasil estaria menos distante da "Utopia" de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#126208
Olá, @vitor43443c!

Segue avaliação:

C1: 160/200
C2: 200/200
C3: 120/200
C4: 160/200
C5: 200/200

Total: 840/1000

Expectativas para o Enem: 820-880.

Boa sorte e bom descanso! :)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
702 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
188 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
207 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
112 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
96 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
104 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
78 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
124 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
286 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
185 Exibições
por anastiny

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM