Avatar do usuário
Por luansg96
Quantidade de postagens
#125890
Na obra literária “O Cidadão de Papel”, o jornalista Gilberto Dimenstein critica o sistema de leis do Brasil, o qual, segundo ele, é bem elaborado, porém carece de efetividade na prática. Sob esse viés, nota-se que a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no país gera um impasse nacional, e esse precisa ser solucionado. Diante disso, urge a necessidade de se discutir tanto sobre a isonomia de salário e de jornada de trabalho quanto sobre leis trabalhistas.
Em primeira análise, a sociedade brasileira demonstra banalização ao exprimir diferença de tratamento de mulheres quanto ao trabalho de cuidados. Nesse contexto, a filósofa Hannah Arendt criou a expressão “Banalidade do Mal”, na qual as atitudes da sociedade são interpretadas como mazelas sociais cuja recorrência as tornam banais. Nota-se a importância em se discutir sobre a equidade salarial e redução da jornada de trabalho de tais vítimas sociais.
Além disso, percebe-se que há um impasse da legislação brasileira, tendo em vista que pouco se faz para garantir melhores condições de trabalho às mulheres cuidadoras. Nessa ótica, a Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, garante direitos básicos a todos — a isonomia e o trabalho principalmente. Assim, percebe-se que tal problema precisa ser resolvido.
Vê-se, portanto, que no Brasil há de se assegurar a isonomia de salários e condições de trabalho assim como garantir uma legislação mais eficiente para tanto. Para isso, o Governo Federal, a exemplo do Ministério do Trabalho e Emprego, deve promover a visibilidade da isonomia de salários e de jornada de trabalho a fim de garantir que haja respeito ao exposto na Constituição, tal ação pode ser feita em jornais, revistas e internet, para garantir transparência e eficácia em sua aplicação. Assim, o conceito de mazelas sociais será abrandado e a sociedade evoluirá frente ao pensamento de Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
690 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
187 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
203 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
105 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
94 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
101 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
76 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
123 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
284 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
183 Exibições
por anastiny

      O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Lauany25 Guuga Gabism OlrenBeat Biacd[…]

SEGURANÇA PÚBLICA

Conforme o artigo sexto da carta magna brasileira.[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM