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Por stowpx
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#125855
A Agenda 2030, estabelecida pela Organizacão das Nações Unidas (ONU) como um plano de ação global para promover o desenvolvimento sustentável, prevê, em seu décimo objetivo, a redução das desigualdades. Em contrapartida, nota-se que a sociedade brasileira revela impasses para a execução desse propósito, tendo em vista o atual cenário dos crescentes desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Com base nesse viés, faz-se mister a análise dos entraves que cercam a problemática, sendo estes: o descaso estatal e, também, o silenciamento midiático.

Perante o exposto, é primordial ressaltar que a débil atuação do Poder Público possui íntima relação com o apagamento de mulheres dentro do mercado de serviços de assistência no país. Isso acontece, porque, como estudado pelo historiador José Murilo de Carvalho, a conquista de uma cidadania plena no Brasil requer a coexistência de direitos sociais, políticos e civis. Sob essa ótica, percebe-se que, quando o pilar civil não é assegurado — ou seja, quando o direito não é efetivamente aplicado devido à fragilização de medidas governamentais —, não é possível fazer com que as mulheres disfrutem de regalias que à elas deveriam ser asseguradas, como salários relativamente dignos e melhores condições trabalhistas, visto que, o trabalho de cuidado, por ser considerado, pelo senso comum, como uma tarefa predominantemente voltada para o gênero feminino, é pouco valorizado dentro da sociedade, consequentemente, poucas são as políticas públicas voltadas para esse grupo. À vista disso, cria-se um atraso nocivo ao progresso da construção de um tecido social nutrido de todas as garantias indispensáveis prescritas na Constituição Federal de 1988. Destarte, revela-se clara a incompetência da máquina administrativa na resolução dessa situação caótica.

Outrossim, é fundamental destacar que a exclusão da mulher em afazeres remunerados de cuidado permanece no país em virtude da falta de cobertura midiática abrangente. Nessa conjuntura, é pertinente mencionar a tese sobre o "silenciamento dos discursos", proposta pelo filósofo alemão Karl Marx. Consoante enfatizado por Marx, os veículos de comunicação de massa deliberadamente excluem certos assuntos por eles tratados, com o intuito de mascarar graves mazelas da malha social. À luz dessa perspectiva, segundo o dito pelo também sociólogo, as mídias atuais pouco veiculam notícias relacionadas à dificuldade da mulher dentro do trabalho de assistência, concluindo, dessa maneira, que uma pequena parcela da população reflete sobre esse assunto. Dessa forma, a não citação desse problema não só o mantém fora de vista, como também impede a sua resolução, limitando a pressão sobre as autoridades de alto escalão para que soluções viáveis sejam discutidas, já que o Estado deve responder aos anseios populacionais. Logo, é imperativo que medidas sejam tomadas para interromper a permanência desse panorama.

Desse modo, de acordo com o sociólogo Émile Durkheim, para que haja um completo funcionamento do corpo social, é necessário que todas as suas partes laborem. Assim sendo, incumbe ao Congresso Nacional, por meio de uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias, alocar recursos adicionais, mediante uma proporção de capital determinada, a fim de proporcionar maiores fiscalizações pelo Ministério do Trabalho, para que os direitos das mulheres possam estar integrados em políticas públicas voltadas à condições dignas de trabalho. Ademais, cabe, também, à mídia, através do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), a criação de campanhas e publicidades que possuam o intuito de conscientizar a população frente ao apagamento de mulheres que demandam assistências sociais remuneradamente, assim como a sua importância para a engrenagem social de um país. Desse modo, tornar-se-á possível a concretização da Agenda 2030 na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por RafaelMs
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#125864
Muito boa a sua redação, gostei muito do seu português inclusive. Só quero pontuar que eu achei meio desnecessário você usar outro repertório dentro da conclusão, isso pode deixar a redação um pouco poluída, mas ela ficou incrível. Sobre a competência 1, eu percebi alguns desvios de pontuação (vírgulas - Vou citar apenas dois: No 2° período do primeiro parágrafo de desenvolvimento, a frase "Isso acontece, porque..." não leva vírgula; e, ainda no 3° período do mesmo parágrafo, a frase "visto que, o trabalho de cuidado..." também não leva vírgula) e apenas um de acentuação ("a elas" não leva crase - 3° período do primeiro parágrafo de desenvolvimento). Isso, infelizmente, diminui a sua nota, mas ainda está excelente.
C I 160
C II 200
C III 200
C IV 200
C V 200
NOTA FINAL: 960
1
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Por Ricard1285
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#125961
Olá, excelente redação.
C1:200
C2:200
C3: 160( tanto o repertório da Constituição Federal quanto a afirmação de Durkheim, ficaram soltas no texto)
c4:200
c5:200
0
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Por Ricard1285
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#125962
Ricard1285 escreveu:Olá, excelente redação.
C1:160****
C2:200
C3: 160( tanto o repertório da Constituição Federal quanto a afirmação de Durkheim, ficaram soltas no texto)
c4:200
c5:200
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Por stowpx
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#125967
Ricard1285 escreveu:
Ricard1285 escreveu:Olá, excelente redação.
C1:160****
C2:200
C3: 160( tanto o repertório da Constituição Federal quanto a afirmação de Durkheim, ficaram soltas no texto)
c4:200
c5:200
Durkheim?
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Por Ricard1285
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#126011
Stowpx, sim. A redação deve apresentar uma progressão do que já foi dito. Sendo assim, ao tratar de um parágrafo conclusivo, adicionar um novo repertório acaba deixando seu texto sem amarração- isto é, com lacunas sequenciais. Portanto, quando você incrementa algo novo em seu quarto parágrafo sem mencionar a temática, o espaço lacunar se torna evidente.
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