Diante desse entrave, é viável inferir que tal problemática possui essência fortemente influenciada pelo processo histórico-social do Brasil, no qual o papel feminino foi limitado e inferiorizado. Sob essa ótica, há o respaldo do Realismo — movimento literário que abordou temáticas como a exclusão e invisibilidade — o que remete a realidade vivida pelas mulheres que realizam tarefas de cuidado de pessoas. Assim, constata-se a um grande problema social, uma vez que afasta essa parcela populacional do bem-estar pleno, agravando as disparidades de gênero.
Faz-se necessário, ademais, ressaltar que a situação de mulheres e meninas que exercem o trabalho de cuidado é fruto de pendências econômicas e legislativas. De acordo com o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa, isto é, o diálogo constitui parte fundamental para a resolução de problemas sociais. Porém, o Estado brasileiro não se demonstra disposto a solucionar tais questões, abstendo-se de resolver problemas como a falta de remuneração e fazendo com que a vulnerabilidade desse contingente populacional perdure. Dessa forma, há a formação de um óbice constante na sociedade, acentuando ainda mais as desigualdades presentes.
Dessarte, é dever do Estado, exercendo seu papel de moderador social e por meio do acionamento dos três poderes, aprovar leis e projetos que promovam salários justos para as mulheres que realizam trabalhos de cuidado, além da garantia de direitos trabalhistas. O reconhecimento social acerca da importância dessa função também é fundamental, resolvendo esse empecilho em definitivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.