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Por gabit55
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No livro "O Segundo Sexo", Simone de Beauvoir, filósofa existencialista, explicita como a sociedade estrutura as relações de gênero a partir de espaços desiguais de poder, ao construir narrativas que condicionam a mulher a lugares coadjuvantes nos ambientes familiares, econômicos e culturais. Nesse sentido, a análise da pensadora francesa também pode representar contexto brasileiro de hierarquização de gênero, materializado no trabalho de cuidado exercido por mulheres, que permanece invisibilizado ainda no século XXI. Assim, entre os fatores que catalisam os desafios para o enfrentamento dessa questão, estão a concepção patriarcal e a lacuna educacional.

Sob esse viés, torna-se evidente como o machismo estrutural cristaliza esse panorama. Essa situação surge de um comportamento cultural que impõe padrões estereotipados, associados à submissão e à dependência da mulher em relação ao homem, principalmente no ambiente familiar. Desse modo, o exercício de atividades domésticas, que não recebem prestigio social, é convencionado à mulher - a exemplo do cuidado de filhos, de idosos e da casa e a violência inerente a essas tarefas, como a falta de garantia de direitos trabalhistas, é relativizada em uma organização social patriarcal. Essa reflexão pode ser confirmada pelo conceito de "Banalidade do Mal", de Hannah Arendt, que analisa a instalação imperceptível da violência em sociedade, que é silenciada ao se infiltrar na cultura e dificultar o combate à situação problemática, ilustrada, neste caso, no trabalho de cuidado, que não é problematizado e nem enfrentado.

Além disso, fica claro que o hiato educativo é um dos principais catalisadores dos desafios envolvendo a questão. Isso ocorre, porque o sistema educacional adota um viés tradicionalista, que negligencia a abordagem de temas transversais e polarizados em sociedade, como é o caso da inclusão de minorias,principalmente na esfera parental. Por conseguinte, o contato dos estudantes com o trabalho de cuidado exercido por mulheres é precarizado, justamente pela insuficiência instrutiva, de maneira a perpetuar a consolidação de visões deturpadas, coniventes e repletas de discriminações acerca desse ato. Nessa perspectiva, o raciocínio feito pode ser ratificado.pelo filósofo alemão Immanuel Kant, o qual afirma que: "o homem não é nada além daquilo o que a educação faz dele", dado que não se pode esperar uma formação de uma sociedade livre de prejulgamentos sobre a hierarquização de gênero, se a ela, nem mesmo mediante a educação, foi transmitido esse ensinamento.

Portanto, medidas devem ser tomadas para o enfrentamento dos desafios do trabalho de cuidado para mulheres brasileiras. Para isso, o Ministério dos Direitos Humanos órgão responsável pelo combate à violência de gênero na esfera federal, junto ao Ministério da Educação, deve, por meio da alteração da Base Nacional Comum Curricular e de palestras, alertar e instruir a sociedade acerca dos impasses enfrentados por mulheres no ambiente parental, a fim de combater a estruturação da violência e, com isso, enfrentar a invisibilidade imposta à atividade de cuidado condicionada ao público feminino.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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