Avatar do usuário
Por Matson17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#125711
Na obra "Utopia" do inglês Thomas Moore, é retratada uma sociedade perfeita caracterizada pela ausência de conflitos sociais. Fora da ficção percebe-se um cenário oposto ao idealizado pelo autor, haja vista aos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Nesse contexto, convém analisar a omissão estatal frente ao desafio e os ideais patriarcais presentes na sociedade como principais fomentadores do revés.
Diante disso, é necessário destacar a displicência da máquina pública como principal causa do óbice. Sob essa ótica, o "Contrato Social" postulado pelo Iluminista Rosseau, afirma que é dever do Estado garantir os direitos básicos de dignidade a todos os indivíduos, para que estes se desenvolvam sem mazelas sociais, todavia, é visível um rompimento no Contrato, em virtude da inércia do governo em criar leis que visem formalizar o trabalho de cuidado realizado pela mulher, viabilizando que milhares de brasileiras exerçam o trabalho de cuidado, com crianças, idosos e etc, sem nenhuma garantia de seus direitos trabalhistas, invisíveis perante o Estado, com péssimos salários ou até mesmo sem nenhuma remuneração, fomentando outras entraves como a pobreza e a desigualdade. Desta forma, o poder público fere a máxima do intelectual.
Outrossim, cabe citar o Patriarcalismo enraizado na sociedade Tupiniquim como mais um fator corroborativo do impasse. Assim, esse ideal machista e arcaico, delega o trabalho de cuidado como algo inerente a mulher, fato que é comprovado pelo PNAD, que mostra que as mulheres dedicam 10,4 horas semanais a mais que os homens em afazeres domésticos, privando as mulheres da visibilidade proposta por Hannah Arendt.
Portanto, urge medidas operantes. Compete ao Estado, através de verbas públicas a criação de leis que formalizem o trabalho de cuidado realizado pela mulher, a fim de que essas mulheres exerçam suas funções laborais resguardadas pelos seus direitos trabalhista, assim garantindo salários dignos e que essa esfera da sociedade seja tirada da invisibilidade. É fundamental também, que o poder público através da educação desconstrua os ideais patriarcais. Se tais medidas forem tomadas, a sociedade verde e amarela estará um pouco mais próxima aquela idealizada por Thomas Moore.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
1389 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
334 Exibições
por EduardaH25
1 Respostas 
398 Exibições
por suy26737tnz
0 Respostas 
308 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
197 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
196 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
234 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
229 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
439 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
296 Exibições
por anastiny
Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Primeiramente de ser evidenciado ,que vivemos o in[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM