Em primeira análise, cabe ressaltar como o machismo instituído na sociedade contribui para o agravamento do impasse. Na ótica da filósofa Hannah Arendt, em sua tese sobre a banalidade do mal, a repetição alienada de cenários aversivos resulta na normalização dos problemas. Nesse sentido, a sociedade patriarcal a qual estamos submetidos é fruto de um período histórico onde as mulheres eram tratadas com inferioridade, e reduzidas às funções de procriação e atividades domésticas. Assim, por muitos homens, as atividades de cuidado são consideradas como papel feminino. Logo, é fato que a normalização dessa concepção machista, que desvaloriza essa modalidade de trabalho, em conjunto com a falta de reflexão acerca dessas mazelas sociais, contribuem para a manutenção dessa invisibilidade.
Ademais, é relevante analisar como a inoperância estatal potencializa a problemática. Segundo o filósofo John Locke, o Estado, enquanto garantidor dos direitos fundamentais, deve assegurar uma vida confortável à população. No entanto, na conjuntura atual, isso não é observado no que diz respeito às mulheres que exercem trabalho de cuidado no Brasil, já que não são devidamente valorizadas, são mal remuneradas e também vítimas de preconceito, tendo em vista que alguns não consideram atividades domésticas e de assistência como trabalho, o que dificulta o reconhecimento necessário para que a problemática seja solucionada, ficando assim fadada de extinção.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas capazes de mitigar o problema. Desse modo, cabe ao Governo Federal, enquanto gerenciador dos interesses da população, criar políticas públicas, por meio de verbas governamentais, capazes de viabilizar e incentivar a formalização do trabalho de cuidado, a fim de garantir a remuneração das mulheres que o exercem. Além disso, o Ministério da Educação, por meio de palestras e conteúdos direcionados, conscientizar as crianças a respeito da igualdade de gênero, com a finalidade de romper com as raízes machistas deixadas pelo patriarcado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.