Diante desse cenário, nota-se, a princípio, que a inoperância governamental é um fator agravante da desvalorização de mulheres que trabalham como cuidadoras no Brasil. Consoante geógrafo Milton Santos, em seu texto “Cidadanias Mutiladas”, a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos os direitos do corpo social são homogeneamente desfrutados. Entretanto, no contexto hodierno, a passividade do Estado essa classe trabalhadora dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que marginaliza esse grupo minoritário de uma vida digna e boa renda mensal, fato desenvolvido pela desvalorização desse trabalho.
Ademais, ressalta-se que o silenciamento midiático potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o professor Yuval Harari, em sua obra “21 lições para o século XXI”, grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber as reais adversidades do mundo, o que favorece a adoção de uma postura passiva e apática sobre essas questões. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão dessa conjuntura, fragilizando, com isso, o trabalho doméstico exercido por mulheres, que são abdicas da cidadania plena.
Portanto, infere-se que o Estado deve aderir providências catalizadoras a fim de suscitar a valorização omissa da profissão de cuidador atuada por mulheres. Para isso, o poder legislativo – haja vista ser provedor de políticas públicas – deve sancionar leis trabalhistas voltadas para esse trabalho, por meio de discussões e votações no parlamento, com o fito de valorizar a jornada profissional das mulheres atuantes nesse âmbito e, consequentemente, aumentar o capital financeiro das mesmas. Espera-se que, com isso, o eufemismo político explicitado por Schwarcz deixe de se reverberar na contemporaneidade brasileira.[/i][/i]
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada