Primordialmente, é de suma importância salientar o descaso governamental a população proletariada brasileira, onde ocorre com frequência o abandono escolar para trabalharem, já que precisam ajudar em seus lares, onde encontram o alto número de desemprego. Desta forma, tendo de trabalhar em cuidados de terceiros. Neste viés, notamos a lacuna educacional brasileira, onde a falta de apoio e a desigualdade contribuem com a desistência dos estudos, tendo em vista o não cumprimento da Constituição Federal de 1988, artigos 5 e 6, onde assegura o estudo e o bem-estar para a sociedade contemporânea.
Outrossim, na novela televisionada pela Rede Globo, "Empreguetes" vemos as dificuldades dessas mulheres que ocupam determinado grupo, onde a falta empática e a desigualdade se dão pelo que ocupam, ou por características físicas, como raça e gênero. Ademais, a falta de estudos e conhecimentos faz com que aceitem caladas, a baixa ou a inexistente remuneração, já que pela desigualdade se inferiorizam, desta maneira, aumentando cada vez mais sua invisibilidade profissional para a sociedade.
Em suma, pode-se observar que os principais fatores são as lacunas educacionais, abandono escolar e a negligência do estado a esses grupos. Sendo assim, o Ministério da Educação por meio das escolas, trabalharão em conjunto com o projeto "Meu futuro vale mais", trazendo a conscientização das desigualdades, salário, oportunidades de emprego, valorização do ser humano e os desafios que enfrentaram no mercado de trabalho, registrado ou não. Com isso, consolidaremos os conhecimentos e as dificuldades que enfrentaram dali pra frente no mercado de trabalho. Por conseguinte, daremos mais um passo para um dia alcançarmos a sociedade perfeita, descrita na obra "Utopia", de Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada