Avatar do usuário
Por girodr
Quantidade de postagens
#125562
O movimento feminista foi responsável por grandes conquistas das mulheres no mercado de trabalho, garantindo seus direitos. De maneira análoga, no Brasil contemporâneo, as mulheres ainda enfrentam desafios com a invisibilidade do trabalho de cuidados. Isso se deve, sobretudo, à desigualdade social e ao machismo estrutural. Logo, é necessário ações do Poder Legislativo e da mídia para resolver o caótico cenário atual.

Nesse contexto, a desigualdade social contribui para que o trabalho de cuidado, realizado pela mulher, seja invisibilizado, uma vez que apenas mulheres marginalizadas realizam esse tipo de trabalho mal remunerado. Nesse sentido, a obra "Quarto de despejo", escrita por Carolina de Jesus, retrata como a desigualdade social faz com que essa parcela marginalizada se submeta à esse tipo de trabalho, mesmo que o salário não seja proporcional ao esforço e tenha poucos direitos garantidos. Assim, cabe ao Poder Legislativo superar esse desafio presente na sociedade.

Ademais, o machismo estrutural, presente na sociedade brasileira, é o principal responsável por mulheres serem associadas à trabalhos de cuidado, visto como um dom para a população feminina e um trabalho que exige pouco esforço. Nesse viés, o livro "A vida invisível de Addie Larue" retrata a realidade das mulheres, que no século XVII, tinham obrigações domésticas. Isso se deve ao machismo estrutural que impacta no estilo de vida dessas mulheres. Dessa maneira, para enfrentar essa problemática, o papel da mídia é necessário.

Portanto, visando ao enfrentamento dessa situação, algumas medidas são necessárias. Para isso, cabe ao Poder Legislativo, capaz de garantir leis para o bem-estar da mulher, melhorar as condições de trabalho, por meio da efetivação de leis que possam garantir um trabalho digno, com o fito de tirar essas mulheres da invisibilidade. Outrossim, a mídia deve expor como o machismo estrutural agrava a situação dessas mulheres, para que sejam reconhecidas pelo seu esforço. Logo, o movimento feminista irá garantir o direito necessário para as mulheres invisibilizadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#125573
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA INVISIBILIDADE DO TRABALHO DE CUIDADO REALIZADO PELA MULHER NO BRASIL

Introdução: O movimento feminista foi responsável por grandes conquistas das mulheres no mercado de trabalho, garantindo seus direitos(dê exemplos, fontes e seja mais específico). De maneira análoga, no Brasil contemporâneo, as mulheres ainda enfrentam desafios com a invisibilidade do trabalho de cuidados(afirmação sem fundamento). Isso se deve, sobretudo, à desigualdade social e ao machismo estrutural(TESES). Logo, é necessário(são necessárias) ações do Poder Legislativo e da mídia para resolver o caótico cenário atual.
- Lembre-se, um repertório é como um comprovante de suas afirmações, seja mais exato!

Desenvolvimento 1: Nesse contexto, a desigualdade social contribui para que o trabalho de cuidado, realizado pela mulher,(sem vírgula) seja invisibilizado, uma vez que apenas mulheres marginalizadas realizam esse tipo de trabalho mal remunerado(???). Nesse sentido, a obra "Quarto de despejo", escrita por Carolina de Jesus, retrata como a desigualdade social faz com que essa parcela marginalizada se submeta à(sem crase) esse tipo de trabalho, mesmo que o salário não seja proporcional ao esforço e tenha poucos direitos garantidos. Assim, cabe ao Poder Legislativo superar esse desafio presente na sociedade.
- Afirmações amplas! A história de Carolina Maria de Jesus é um repertório potente para esse tema, cite como a vida dela foi difícil, como ser uma dona de casa em situação precária custou muito para ela, torne o livro menos político e mais humano!

Desenvolvimento 2: Ademais, o machismo estrutural, presente na sociedade brasileira, é o principal responsável por mulheres serem associadas à trabalhos de cuidado, visto como um dom para a população feminina e um trabalho que exige pouco esforço(???). Nesse viés, o livro "A vida invisível de Addie Larue" retrata a realidade das mulheres, que no século XVII, tinham obrigações domésticas(???). (conectivo) Isso se deve ao machismo estrutural que impacta no estilo de vida dessas mulheres(onde está a ponte entre o repertório e a realidade?). Dessa maneira, para enfrentar essa problemática, o papel da mídia é necessário(de quê forma?).

Conclusão: Portanto, visando ao enfrentamento dessa situação, algumas medidas são necessárias. Para isso, cabe ao Poder Legislativo(AGENTE), capaz de garantir leis para o bem-estar da mulher, melhorar as condições de trabalho(AÇÃO), por meio da efetivação de leis(MODO) que possam garantir um trabalho digno, com o fito de tirar essas mulheres da invisibilidade(EFEITO). Outrossim, a mídia deve expor como o machismo estrutural agrava a situação dessas mulheres, para que sejam reconhecidas pelo seu esforço. Logo, o movimento feminista irá garantir o direito(DETALHAMENTO) necessário para as mulheres invisibilizadas.
- Apesar de haver todos os 5 tópicos principais, a sua conclusão está fraca, cite as leis que devem ser criadas, cite como a mídia pode reconhecer o esforço dessas mulheres!

REVISÃO GERAL: Sua redação está mediana, o principal problema aqui foi a falta de explicação dos repertórios, sem ela as suas afirmações ficaram rasas! Também revise os seus tópicos de conclusão!

💕 Para cada pedido particular de correção, será feita 1 correção gratuita aqui no site como forma de ajudar aqueles que precisam!
>> Link: Correção nota 1000!
1
Avatar do usuário
Por girodr
Quantidade de postagens
#125603
Katsmoking escreveu:Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA INVISIBILIDADE DO TRABALHO DE CUIDADO REALIZADO PELA MULHER NO BRASIL

Introdução: O movimento feminista foi responsável por grandes conquistas das mulheres no mercado de trabalho, garantindo seus direitos(dê exemplos, fontes e seja mais específico). De maneira análoga, no Brasil contemporâneo, as mulheres ainda enfrentam desafios com a invisibilidade do trabalho de cuidados(afirmação sem fundamento). Isso se deve, sobretudo, à desigualdade social e ao machismo estrutural(TESES). Logo, é necessário(são necessárias) ações do Poder Legislativo e da mídia para resolver o caótico cenário atual.
- Lembre-se, um repertório é como um comprovante de suas afirmações, seja mais exato!

Desenvolvimento 1: Nesse contexto, a desigualdade social contribui para que o trabalho de cuidado, realizado pela mulher,(sem vírgula) seja invisibilizado, uma vez que apenas mulheres marginalizadas realizam esse tipo de trabalho mal remunerado(???). Nesse sentido, a obra "Quarto de despejo", escrita por Carolina de Jesus, retrata como a desigualdade social faz com que essa parcela marginalizada se submeta à(sem crase) esse tipo de trabalho, mesmo que o salário não seja proporcional ao esforço e tenha poucos direitos garantidos. Assim, cabe ao Poder Legislativo superar esse desafio presente na sociedade.
- Afirmações amplas! A história de Carolina Maria de Jesus é um repertório potente para esse tema, cite como a vida dela foi difícil, como ser uma dona de casa em situação precária custou muito para ela, torne o livro menos político e mais humano!

Desenvolvimento 2: Ademais, o machismo estrutural, presente na sociedade brasileira, é o principal responsável por mulheres serem associadas à trabalhos de cuidado, visto como um dom para a população feminina e um trabalho que exige pouco esforço(???). Nesse viés, o livro "A vida invisível de Addie Larue" retrata a realidade das mulheres, que no século XVII, tinham obrigações domésticas(???). (conectivo) Isso se deve ao machismo estrutural que impacta no estilo de vida dessas mulheres(onde está a ponte entre o repertório e a realidade?). Dessa maneira, para enfrentar essa problemática, o papel da mídia é necessário(de quê forma?).

Conclusão: Portanto, visando ao enfrentamento dessa situação, algumas medidas são necessárias. Para isso, cabe ao Poder Legislativo(AGENTE), capaz de garantir leis para o bem-estar da mulher, melhorar as condições de trabalho(AÇÃO), por meio da efetivação de leis(MODO) que possam garantir um trabalho digno, com o fito de tirar essas mulheres da invisibilidade(EFEITO). Outrossim, a mídia deve expor como o machismo estrutural agrava a situação dessas mulheres, para que sejam reconhecidas pelo seu esforço. Logo, o movimento feminista irá garantir o direito(DETALHAMENTO) necessário para as mulheres invisibilizadas.
- Apesar de haver todos os 5 tópicos principais, a sua conclusão está fraca, cite as leis que devem ser criadas, cite como a mídia pode reconhecer o esforço dessas mulheres!

REVISÃO GERAL: Sua redação está mediana, o principal problema aqui foi a falta de explicação dos repertórios, sem ela as suas afirmações ficaram rasas! Também revise os seus tópicos de conclusão!
então a nota não seria 960?
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
671 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
175 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
194 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
96 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
81 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
95 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
68 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
110 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
274 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
164 Exibições
por anastiny

No desenho mexicano Chaves, produzido pela Televis[…]

Lhais elvesxz mari799 felipemarq mony[…]

Com os avanços tecnológico, muitas o[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM