Desse modo, torna-se evidente a inoperância governamental. De acordo com a a obra "Cidadanias mutiladas", Milton Santos afirma que a cidadania só atinge sua plenitude quando os direitos de toda uma sociedade são amplamente desfrutados. Contudo, a inércia governamental distancia a população feminina de seus direitos constitucionalmente garantidos, de tal maneira que, enquanto a desfunção estatal perdurar, o direito a cidadania continuará sendo silenciado e mutilado sistematicamente.
Ressalta-se também, a desigualdade de gênero como um fator agravante para a consolidação do problema no Brasil, já que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 65% do público feminino sofre com a má remuneração, também fragilizando a plena cidadania.
Diante do exposto, é notória a ausência de políticas públicas que revertam tal quadro. Diante disso, é de obrigatoriedade do Estado -
sendo seu dever garantir o bem-estar social- promover a criação de leis que garantam a capacitação e remuneração igualitária para a população feminina no serviço de cuidado no Brasil mediante a conscientização de contratantes, tal ação deverá ter a finalidade de garantir melhores condições de trabalho para o público feminino dentro e fora do setor de serviços de cuidado no Brasil. Assim com a luz da perspectiva de Saramago poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.