Em primeira análise, é crucial pontuar a ausência de medidas governamentais para combater o impasse. Nesse sentido, faz-se fundamental a criação de medidas que coíbam tais recorrências. De maneira análoga, o filósofo grego Aristoteles concluiu que "A política deve ser usada de modo, que, a partir da justiça o equílibrio seja alcançado na sociedade. Em contrapartida, isso não ocorre no Brasil, visto que milhares de pessoas são alvos da desigualdade social, sendo forçadas, especialmente as mulheres, em condições de necessidades a assumirem tarefas destinadas ao cuidado, as quais possuem uma grande invisibilidade e má remuneração na realidade comtemporânea, fato este que deve ser mudado. Nesse panorama, ratifica-se a tese do filósofo Thomas Hobbes, o qual afirma que o Estado é responsável pelo bem-estar dos cidadãos. No entanto, observa-se uma quebra do "contrato social". Isto é, embora o país possua uma conjuntura de leis garantidas pela Constituição Federal de 1988, elas se atém, de forma geral, ao plano teórico. Em virtude, é necessária a reformulação dessa postura estatal para que a invisibilidade do trabalho de cuidado e consequentemente a desigualdade sejam combatidas.
Outrossim, é essencial ressaltar a falta de manifesto popular e dos veículos midiáticos, em muitos casos inexistentes, em prol das melhorias sociais. Partindo desse pressuposto, é importante que a população compreenda que a sua participação na busca pelo fim do problema faz a diferença. Nesse viés, a filósofa brasileira Djamilla Ribeiro, defende que "Para atuar sobre um problema é preciso tirá-lo da invisibilidade". Sendo assim, o estímulo ao governo por parte do povo precisa ser colocado em prática, as mídias brasileiras por possuírem grande poder de transmissão devem abordar essa pauta social para que ocorra a quebra fundamental das barreiras que contribuem para a perpetuação da problemática.
Dessa forma, medidas são imprescindíveis para a resolução do entrave. Assim, é necessário que a mídia, como instrumento de grande abrangência popular, informe a população acerca da invisibilidade no trabalho de cuidar, visando a construção de uma mentalidade cidadã crítica. Por conseguinte, o país contará com um corpo civil informado e consciente. Além disso, o Estado, enquanto promotor do bem-estar social, deve criar políticas públicas de assistência, tal ação, deve ser mediada por fundos monetários e campanhas de divulgação de maneira a abranger todos os setores populacionais. Assim, a população entrará em conformidade com o "equilíbrio Aristótelico" e terão seus direitos garantidos pela Constituição Federal como uma realidade próxima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.