Avatar do usuário
Por DanHermida
Quantidade de postagens
#125525
“Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda! Eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com elas.” Esse excerto da música imortalizada por Erasmo Carlos desmistifica o conceito do patriarcado cauterizado na sociedade brasileira. Uma evidencia perceptível de assimetria de gênero, perpetuado ao longo dos anos, não há como vulnerabilizar ou desvalorizar a ocupação das mulheres nos afazeres de cuidado, reiteradamente desmerecidos na sociedade. Destarte, o estímulo para o pressuposto da invisibilidade do trabalho desempenhado pelas mulheres aprecia-se acerca: das funcionalidades atribuídas ao gênero feminino, bem como da intelecção do conceito de emprego e trabalho.

A priori é notório que as mulheres possuem um comprometimento maior em relação aos encargos domésticos: Acordar cedo, minúcias ao cuidar da casa, dos filhos, desdobramentos na vida a dois. Essa Incumbência é uma herança não muito bem construída devido a persistência e até imposições machistas reverberadas ao longo do tempo, como: mulheres não sabem dirigir, mulher foi feita para cuidar da casa e outras frases de inferiorização. Com base nessa inferência, percebemos a não inquirição dessas questões que tanto dificultam a vida das mulheres dentro e fora de casa.

Ademais, há um desalinhamento de entendimento sobre definições de emprego e trabalho. Em um famoso trecho nas redes sociais retirado do programa Canal Brasil, o ator Pedro Cardoso traz uma excelente definição sobre dar valor econômico ao trabalho. Neste documentário o artista diz que: Pessoas são capazes de comprar coisas por milhões de reais e consequentemente acham caro quando trabalhadores cobram valores menores para bens e serviços. Isso não é muito diferente do que é vivido pelas mulheres do nosso país nos ofícios de cuidado. Apesar de serem fundamentais para construção de uma sociedade digna e crescente, esses afazeres não são vistos como importantes na perspectiva econômica. Portanto, mesmo com todo esforço, as mulheres em suas demandas ainda não recebem a glória devida.

Desse modo, depreende-se uma mudança de mentalidade sobre as atribuições do gênero feminino para terem seu valor reconhecido, a distribuição de tarefas com o homem também é de suma importância como um agente prático de vicissitude, removendo o estigma tão engendrado pelo patriarcado de que “mulher é “sexo frágil”. Logo, essa invisibilidade retratada deixará de ser uma indiferença. Além disso, fica evidente a premência de planejamento por parte do governo federal como agente de bem-estar da mulher, bem como atividades de conscientização em meios educacionais públicos ou privados, buscando juntamente com o Ministério do Trabalho, órgão motivador do bem coletivo, uma parceria que corrobore neste intuito. O de combater o preconceito social e a invisibilidade do trabalho do cuidado realizado pelas mulheres.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
579 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
169 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
151 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
92 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
73 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
80 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
66 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
82 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
266 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
137 Exibições
por anastiny
Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM