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Por Albasantos
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Em "O Mito da Caverna" de Platão, vê-se a alienação de pessoas que preferem a comodidade de viver uma vida de alegorias e sombras, ao invés de buscarem a realidade. Vemos no nosso cotidiano também, essa falta de empenho das autoridades de enxergar que a população está envelhecendo e de que a família, especialmente a mulher, está sobrecarregada no cuidado de seus idosos.

Nesse contexto, percebe-se a falta de recursos necessários para, além da sobrevivência dessa população velha, também a falta de extrutura adequada para seus problemas de saúde e mobilidade, além da carência de afeto e sociabilidade.

Notadamente, a mulher tem sido a protagonista nesse cenário, visto que, nossa sociedade patriarcal sempre delega todo o cuidado com os mais velhos, enfermos e de mobilidade reduzida à chamada, mulher "do lar", que, como diz a música do cantor e compositor Zé Ramalho, é um "... povo marcado êêê ... povo feliz". Marcado como sendo de sua obrigação e ensinada desde a mais tenra idade, que o cuidado é sua tarefa no mundo e com isso sentir-se feliz, ainda que, sem reconhecimento nem remuneração.

Portanto, faz-se necessário, urgentemente, já que envelhecemos sempre, a criação de políticas públicas que salvaguardem o direito dos idosos e deficientes de terem vida com dignidade através de acordos fiscais com empresas que firmem convênio com o Governo no cuidado de seus funcionários aposentados. Além de uma remuneração para a cuidadora(o), que necessite doar todo seu tempo nessa tarefa, reconhecendo-se com isso, que essas pessoas contribuem com boa parte da força de trabalho no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Albasantos
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#125611
@lucano, vc pode corrigir por favor?
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#125613
@francis, vc pode corrigir por favor? Obrigada.
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