Nesse contexto, percebe-se a falta de recursos necessários para, além da sobrevivência dessa população velha, também a falta de extrutura adequada para seus problemas de saúde e mobilidade, além da carência de afeto e sociabilidade.
Notadamente, a mulher tem sido a protagonista nesse cenário, visto que, nossa sociedade patriarcal sempre delega todo o cuidado com os mais velhos, enfermos e de mobilidade reduzida à chamada, mulher "do lar", que, como diz a música do cantor e compositor Zé Ramalho, é um "... povo marcado êêê ... povo feliz". Marcado como sendo de sua obrigação e ensinada desde a mais tenra idade, que o cuidado é sua tarefa no mundo e com isso sentir-se feliz, ainda que, sem reconhecimento nem remuneração.
Portanto, faz-se necessário, urgentemente, já que envelhecemos sempre, a criação de políticas públicas que salvaguardem o direito dos idosos e deficientes de terem vida com dignidade através de acordos fiscais com empresas que firmem convênio com o Governo no cuidado de seus funcionários aposentados. Além de uma remuneração para a cuidadora(o), que necessite doar todo seu tempo nessa tarefa, reconhecendo-se com isso, que essas pessoas contribuem com boa parte da força de trabalho no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.