Em primeira análise, observa-se a ineficácia governamental na execução da função legislativa. Segundo o pensador Maquiavel, o estado tem o dever de garantir os direitos dos cidadãos. No entanto, tal ação não se concretiza ante as necessidades trabalhistas que não são atendidas às encarregadas do trabalho de cuidado. Sob esse viés, mulheres são sobrecarregadas a uma carga horária injusta e mal remuneradas devido a falta de reconhecimento de um trabalho digno e formal. Diante disso, o agravamento da problemática torna-se recorrente no Brasil.
Ademais, o posicionamento da sociedade diante da problemática, intensifica os desafios a serem enfrentados por essa parcela da população. O termo "Banalidade do Mal" de Hannah Arendt se refere as mazelas sociais que são ignoradas pela sociedade a ponto de torná-las banais. Sob essa ótica, tal afirmação pode ser associada a falta de discussão sobre a vulnerabilidade e dos preconceitos sofridos pelas trabalhadoras de cuidado, como discriminação por gênero. Assim, fica exposta a necessidade de posicionamento social em detrimento desse entrave.
Portanto, cabe ao poder público, responsável pela garantia dos direitos trabalhistas, fiscalizar a execução das leis por meio do Ministério do Trabalho com a finalidade de assegurar as cidadãs vulneráveis. Também é imprescindível o papel da mídia na promoção de campanhas informacionais a fim de denunciar a realidade tratada. Dessa forma, será possível mudar o quadro de insegurança e invisibilidade do trabalho de cuidado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.