Primeiramente, é fulcral salientar, diante dessa conjuntura, como a desigualdade social fomenta o revés. A partir disso, Zygmunt Bauman fala sobre a cegueira social, fruto da modernidade líquida, que faz com que as relações se fragilizem e não seja possível ter uma sensibilidade e empatia para com o outro. A premissa de Bauman, nessa ótica, se reflete no panorama brasílico, onde as mulheres que realizam trabalho de cuidado e vivem na pele um contexto de desigualdade social acabam por se tornarem negligenciadas, visto a natureza invisível de seus trabalhos na dita modernidade líquida.
Ademais, é imperativo destacar a desigualdade de gênero como promotor do problema. Sobre isso, Simone de Beauvoir diz que "o mais escandaloso sobre os escândalos é que nos habituamos a eles". Assim, é válido frisar que a frase de Simone se reproduz no cenário tupiniquim, onde o machismo, que sustenta a desigualdade de gênero, é estrutural e tem raiz histórica, se prolongando até os dias atuais, reforçando delegações de atividades relacionadas à reprodução da vida e da sociedade exclusivamente às mulheres.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Logo, o Estado, através do ministério da cidadania e direitos humanos, deve criar campanhas a fim de dar visibilidade para essas questões e criar programas, em parceria com empresas, para combater não só a desigualdade social como a desigualdade de gênero.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.