Avatar do usuário
Por Tomfox
Quantidade de postagens
#125407
“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invibilisação de certo problema social. Na realidade brasiliana a crítica de Saramago é verificado no desafio, enfrentados pelas mulheres brasileira, como a falta de visibilidade e de valorização do trabalho de cuidar praticado por elas, Com isso, emerge um problema sério, em virtude do estigma e da negligência governamental. Nesse contexto, percebe-se que a problemática é real e tente a agravar a imoralidade inata.
De início, compreende-se que o estigma é um fator crucial para a existência de entrave na sociedade, porque o “Estigma” (Que por sua vez, é um conceito social, no qual se nomina de forma presunçosa, um grupo ou um indivíduo de forma pejorativa), colocado no caso da mulheres na sociedade, que o papel dela é de cuidar da casa e da família e o homem do financeiro, assim elas não teria tempo. Desta maneira a mulheres é desvalorizada nas outras áreas principalmente o mercado de trabalho.
Além disso, a negligência governamental, também se mostra grave problema, pois ele não cumpre com suas funções sociais, não dá atenção e recursos suficientes para resolver o preconceito instalado na sociedade, como consequência, as mulheres fica com a saúde psicológica comprometida, que a organização mundial da saúde (oms), afirma ao explicar sobre Biopsicossocial, “que doença não e só física, mais também, psicológica e social”, explicando a importância da saúde mental.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, a mídia – grande difusora de informações e principal veículo formador de opinião – deve criar um programa sobre o (tema), por meio de entrevista com (profissional), a fim de reverter a má influência midiática que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais para que chegue a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a negligência governamental presente no (problema). Desta forma a cidadão passará a adotar uma conduta mais assertiva e benéficas em prol do bem social – contrariando, então, a visão de José Saramago.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
1382 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
334 Exibições
por EduardaH25
1 Respostas 
396 Exibições
por suy26737tnz
0 Respostas 
308 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
197 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
196 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
234 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
229 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
439 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
296 Exibições
por anastiny

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM