Nesse cenário, é oportuno denunciar, antes de tudo á negligência estatal em relação ao trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. De acordo com a Constituição Federal 1988 - norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro - afirma que todos são iguais perante a lei . Contudo, a norma não é colocada em prática, em razão de que a máquina pública não promove ações que visem fiscalizar o trabalho de cuidado. Como consequência disso , o ato voluntário é mau remunerado e negligenciado pelo Estado que não da assistência necessária para essas mulheres.
Cabe analisar, outrossim, o preconceito social com a s mulheres que realiza l trabalho de cuidado no Brasil. Segundo a francesa, Simone de Bevouar, o maior dos escândalos é aquele que nos habituamos a ele . Essa crítica pode ser associada ao machismo estagnado na sociedade afirmando que esse tipo de trabalho precisa ser exclusivamente das mulheres, não dando á devida importância e discriminando- as . Por isso , é impressendivel reverter esta situação que deixa às mulheres a margem da sociedade preconceituosa .
Portanto, urge a necessidade de medidas para combater a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil. Por isso , cabe ao Ministério do Trabalho - órgão governamental responsável por fiscalizar normas trabalhistas no Brasil - realizar uma regulamentação do trabalho de cuidado , por meio de criação de lei , afim de que pessoas venha ser valorizadas e bem remuneradas pela sua impotente função na sociedade. Igualmente, é importante que a sociedade abandone o preconceito machista de que o trabalho de cuidado é somente das mulheres. Assim o Brasil poderá superar tal impasse.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.