Avatar do usuário
Por Rafanuzei
Quantidade de postagens
#125370
Promulgada em 1988, a constituição federal (CF) vigente assegura direitos fundamentais para a democracia e vida digna para os cidadãos. Porém, os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil e suas consequências, como a falta de remuneração e mal pagamento, interferem o sistema harmônico do estado brasileiro. Dessa forma, para mediar a conjuntura, é imprescindível enunciar os pilares da adversidade: o fator social e a ineficácia governamental.

Diante desse cenário, é preciso explorar o quesito sociocultural e as suas implicações na temática. De acordo com Pierre Bourdieu, “não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico”. Sob tal perspectiva, no Brasil, a passividade da reflexão crítica do brasiliano sobre o enfrentamento dos desafios das mulheres destoa do progresso bourdieuseano e, com efeito, forma cidadãos sem interesse em resolver a matriz do problema. Consequentemente, essa ausência de autocrítica funciona como base para a intensificação da invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher no Brasil, fato que viola, novamente, o CF. Destarte, analizar criticamente as relações sociais de um povo para dirimir o revés.

Entretanto, convém destacar as falhas estatais. A esse respeito, John Rawls na teoria do pacto social, enfatizou o estado como mantenedor do bem-estar coletivo. Visto que, o impacto da atividade doméstica e trabalho de cuidado das mulheres são maiores 10h do que a dos homens.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Os desafios e enfrentamentos do trabalho de cuidado da mulher no Brasil, fere os direitos fundamentais e vida digna da Constituição Federal. Sob esse viés, o Ministério da Comunicação tem responsabilidade e obrigação de anunciar os contras para a sociedade ter conhecimento sobre as consequências. Para que assim, todos contribuírem para uma sociedade melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
671 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
175 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
194 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
96 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
81 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
95 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
68 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
110 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
274 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
164 Exibições
por anastiny

No desenho mexicano Chaves, produzido pela Televis[…]

Lhais elvesxz mari799 felipemarq mony[…]

Com os avanços tecnológico, muitas o[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM