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Por Giovanareiss
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Chimamanda Adichie, escritora nigeriana, afirma que a mudança do "status quo"- o estado das coisas- é sempre penosa. Nessa perspectiva, percebe-se tal dificuldade de mudança no enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, que é muito desvalorizado no Brasil. Nesse cenário, observa-se um delicado problema que tem como causas negligência governamental e a alienação social.
Nesse sentido, em primeiro plano,é preciso atentar para a negligência governamental presente na questão. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem comum dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada, visto que muitas mulheres encontram-se em situação de pobreza, por causa da falta de valorização de profissões, como cuidadores de idosos, de crianças e trabalhadores domésticos, Assim, para que o bem comum seja usufruído o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Além disso, outro fator influenciador é a alienação social. Segundo a instituição Ipsos Mori, o Brasil já foi considerado o país mais alienado do mundo. De fato, a falta de debate sobre a invisibilidade que o trabalho de cuidado sofre, assusta, visto que estas profissões são essenciais para economia e para os cidadãos. Assim, é urgente que a informação sobre o tema seja popularizada.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa sobre a importância do trabalho de cuidado realizado pela mulher, por meio de entrevistas com mulheres que sofrem pela invisibilidade do emprego delas, a fim de reverter a má influência midiática que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais para que chegue a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir na situação de pobreza que muitos indivíduos sofrem. Dessa forma, a mudança do estado das coisas não será mais penosa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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