Em primeiro plano, de acordo com o IBGE, cerca de 80% das mães e cuidadoras do lar relatam terem sido vítimas de comentários menosprezantes diante de seu papel social. Ademais, ainda acordando com pesquisas do IBGE, 70% dos homens afirmam que o trabalho doméstico não é digno de grande importância na sociedade. Dessa forma, associando estes dados, percebe-se que o machismo sofrido pelas mulheres é um dos principais fatores que agravam esse problema que está presente no cotidiano familiar a séculos, uma vez que encontra-se enraízado na educação desde cedo.
Em segundo plano, a desvalorização do trabalho da mulher traz à essa parcela da sociedade um grande apagamento de sua importância, confirmado pela socióloga Hannah Arandt, que ressalta que a mulher, naturalmente, é privada de visibilidade. No entanto, seu apagamento na história não é a única consequência deixada às mulheres, mas também a desigualdade de gênero, já que, a partir de reportagem da Globo, as pessoas do gênero feminino que além do serviço doméstico possuem empregos formais trabalham a mesma carga horária que os homens e chegam a ganhar 20% a menos de recompensa salarial. Logo, a população como um todo deve por em prática ações que diminuam esse problema no país.
Depreende-se, portanto, que a mulher sofre com a invisibilidade de seus feitos, que é ensinado desde cedo. Cabe então ao Ministério da Mulher, em parceria ao MInistério da Educação trazer às escolas, a partir de palestras, campanhas de conscientização do valor do trabalho doméstico e de cuidado e também do preconceito vivido majoritariamente pela figura feminina, a fim de neutralizar sua desvalorização e quebrar suas raízes na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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