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Por jpaschoa
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Segundo o Art. 5° da Constituição Federal de 1988, importante documento legislativo brasileiro, todos indivíduos são iguais perante a lei. No entanto, observa-se uma divergência entre o citado no artigo e a realidade, uma vez que, a invisibilidades do trabalho de cuidado realizado por mulheres é recorrente no país. Assim, apontam-se como necessários para a existência do problema, a ineficácia governamental, e também o silenciamento midiático.
É evidente que o descaso estatal possui um papel incontestável na existência da problemática. O filósofo Hobbes formulou a teoria do "Contrato Social", a qual diz que é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Mas, há uma oposição entre a teoria e a realidade, já que, mulheres que trabalham com cuidados a crianças, idosos ou pessoas com deficiência, possuem seus serviços e esforços não reconhecidos e desvalorizados. Sendo assim, entende-se que é necessário eliminar o problema buscando suas causas
Além disso, é pertinente considerar o papel da mídia no crescimento da problemática. Para o sociólogo Karl Marx, a mídia é responsável pelo chamado "Silenciamento de Discursos", que consiste na omissão da tese por parte dos meios de comunicação, visando desconsiderar sua existência e manter a população ignorante. Assim sendo, a invisibilidade do trabalho de cuidado exercido por mulheres valida a teoria de Marx, visto que, não é noticiada, fazendo com que não sejam pensadas medidas de intervenção. Dito isso, é inegável a necessidade de discutir a problemática e conscientizar a sociedade.
Infere-se, portanto, a necessidade da tomada de providências cabíveis para erradicar o problema. Para isso, a mídia deve trazer visibilidade ao descaso com as mulheres que exercem trabalhos de cuidado, e denunciar casos em que o serviço é não-remunerado, ou pago de forma não condizente com o trabalho. Também, as escolas devem organizar palestras de conscientização, para assim, educar as crianças de forma que não vejam como normal a desvalorização do trabalho. Dessa forma, alcançaremos uma sociedade mais justa e equilibrada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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