Em primeiro ponto, é válido ressaltar que o Brasil carece de políticas governamentais que visam inclusão feminina no mercado de trabalho. Segundo ao pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população,entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades competentes, diversas empresas selecionam majoritariamente homens para exercer diversas funções no ambiente de trabalho. Desse modo,causam uma segregação de gênero, deixando as mulheres responsáveis apenas pelos trabalhos domésticos que acabam sendo pouco remunerados.
Outrossim, a sociedade brasileira desvaloriza o trabalho de cuidado e o vê como um emprego inferior,tendo em vista que as mulheres que exercem não possuem um grande nível de escolaridade. Como pode ser visto na série disponibilizada pela Star Plus,"Impuros",a mãe do protagonista Evandro exerce a profissão de cuidadora e vende quentinhas na comunidade em que mora para sobreviver. Não muito distante do cenário retratado na série, diversas mulheres e jovens brasileiras sofrem com o mesmo problema,pois com a falta de escolas que ofereçam uma educação de qualidade acabam recorrendo ao trabalho informal. Dessa forma, a invisibilidade do trabalho de cuidado aumenta junto a quantidade feminina exercendo profissões informais no Brasil.
Infere-se, portanto,que solucionar os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil ainda é um grande problema. Sendo assim cabe ao Governo Federal, como instância máxima do poder administrativo a criação de leis que incluam mulheres no mercado de trabalho e leis que tornem remunerado o trabalho de cuidado no Brasil,afim de sanar demandas sociais. Também cabe ao Ministério da Educação junto ao Governo Federal a criação de escolas que possuam profissionais qualificados, afim de garantir que a população seja alfabetizada e entenda que o trabalho doméstico na sociedade brasileira fomenta a economia. Pois dessa forma, o Brasil conseguirá o progresso almejado em sua bandeira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.