, no Brasil atual existe um grande obstáculo em relação a visibilidade do trabalho realizado pela mulher. Contudo, isso acontece tanto pelo preconceito com esse tipo de trabalho, quanto ao machismo enraizado na sociedade.
Sob esse viés, a crítica com esse tipo de ocupação está diretamente ligada as crenças preconceituosas da sociedade. Contudo, essa opinião faz com que o trabalho de cuidados seja desvalorizado, o que leva a discriminação de quem o opera. No entanto, esse tipo de serviço é considerado digno e importante para a sociedade, e quem critica, geralmente, usufruir dele. Porém
, é possível perceber a sua importância ao considerar que economia pararia sem ele.
Ademais, o machismo presente na sociedade faz com que esse emprego seja subestimado. Similarmente, nas produções de entretenimento - séries, novelas, filmes - é perceptível que o trabalho de cuidado limpeza é designado as mulheres. Infelizmente, essa ação faz com que a sociedade cria ideias de que esse trabalho é somente de cunho feminino. O que, paralelamente, leva a desvalorização da capacidade das mulheres. Criando assim, uma invisibilidade e o não reconhecimento desse tipo de emprego.
Portanto, é necessário que os problemas acima sejam supracitados. O governo - em esfera federal - deve criar políticas públicas de incentivo a esse tipo de trabalho, é preciso que seja feito cartazes, posts nas redes sociais, palestras e idas as escolas, com a finalidade de mostrar o quanto o serviço de cuidado é importante, e para fazer com que esse preconceito seja mitigado. Paralelamente, resolvendo machismo impregnado na sociedade, fazendo com que a igualdade prevista na Carta Magna seja alcançada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.