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Por Lerdaco2
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#125313
Segundo o professor Paulo Freire “ a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. Paralelamente
, no Brasil atual existe um grande obstáculo em relação a visibilidade do trabalho realizado pela mulher. Contudo, isso acontece tanto pelo preconceito com esse tipo de trabalho, quanto ao machismo enraizado na sociedade.
Sob esse viés, a crítica com esse tipo de ocupação está diretamente ligada as crenças preconceituosas da sociedade. Contudo, essa opinião faz com que o trabalho de cuidados seja desvalorizado, o que leva a discriminação de quem o opera. No entanto, esse tipo de serviço é considerado digno e importante para a sociedade, e quem critica, geralmente, usufruir dele. Porém
, é possível perceber a sua importância ao considerar que economia pararia sem ele.
Ademais, o machismo presente na sociedade faz com que esse emprego seja subestimado. Similarmente, nas produções de entretenimento - séries, novelas, filmes - é perceptível que o trabalho de cuidado limpeza é designado as mulheres. Infelizmente, essa ação faz com que a sociedade cria ideias de que esse trabalho é somente de cunho feminino. O que, paralelamente, leva a desvalorização da capacidade das mulheres. Criando assim, uma invisibilidade e o não reconhecimento desse tipo de emprego.
Portanto, é necessário que os problemas acima sejam supracitados. O governo - em esfera federal - deve criar políticas públicas de incentivo a esse tipo de trabalho, é preciso que seja feito cartazes, posts nas redes sociais, palestras e idas as escolas, com a finalidade de mostrar o quanto o serviço de cuidado é importante, e para fazer com que esse preconceito seja mitigado. Paralelamente, resolvendo machismo impregnado na sociedade, fazendo com que a igualdade prevista na Carta Magna seja alcançada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Lerdaco2
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#125315
@Luscano, Boa tarde Luscano tudo bem? Espero que sim. Desculpa ter que mandar esse tema novamente, minha amiga não sabe mexer no site e ela queria que você corrigisse, desde já agradeço! :D
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Por Luscano
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#125323
Opa, sem problemas! Mas devo lembrá-lo que isso aqui é apenas uma estimativa, porém, mesmo assim, vou apontar acertos e erros, competência por competência.

C1 - Notei certos desvios gramaticais quanto a ausência da sinalização de crase, probleminhas de vírgula e alguns de concordância. Essa competência admite apenas 3 "erros", sendo 2 deles desvios gramaticais e uma falha sintática. Nesse sentido, contei pelo menos 7 desvios, portanto, ela ficaria com cerca de 160.

C2 - Apesar de haver repertório, não achei ele pertinente e nem houve uso produtivo. Talvez se ela tivesse relacionado melhor, desse para relevar. Logo, aqui ficaria por volta dos 120.

C3 - Aqui é provavelmente a competência em que a variação será maior, haja vista que o INEP ainda não divulgou como o tema deve ser devidamente interpretado ou situações de fuga. Especificamente na redação da sua amiga, achei que ela deveria argumentar um pouco mais. Ah, e uma dica: embora alguns achem deselegante, recomendo transcrever a frase temática por inteira na introdução. Dessa forma, a chance de fuga ao tema é reduzida. Por exemplo, a sua amiga diz "[..] do trabalho realizado pela mulher [...], contudo, o tema pede um trabalho específico, o de cuidado. Então, após mencionar o tipo específico de trabalho, você pode referir-se a ele apenas como "trabalho"; claro, se os conectivos estiverem presentes.

Como pode variar bastante, vou deixar entre 120/160.

C4 - Vejo que aconteceu muitas inadequações, por exemplo:
- no uso do "paralelamente", seria interessante dizer ao que isto está paralelo.
- o "contudo" e "no entanto" são opositivos, logo eles não têm sentido de adição.
Fora que houve muitas repetições desses recursos coesivos. Então, na C4, é cerca de 120.

C5 - A proposta dela contém os cinco elementos, logo, 200.
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