Nessa perspectiva, é imperioso evidenciar que a Constituição Federal de 1988, documento de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro, assegura em seu artigo 5º o direito a igualdade como inerente a todo cidadão. No entanto, ao analisar a sociedade contemporânea constatamos que as mulheres possuem muito mais atribuições que os homens, principalmente se tratando do trabalho de cuidado, acarretando uma sobrecarga exacerbada. Tal conjuntura, mostra que o autor Gilberto Dimenstein estava certo ao dizer em sua obra "Cidadão de Papel" que as normas presentes nos documento nacionais nem sempre são cumpridas.
Outrossim, a displicência midiática também alimenta a problemática, visto que, ela é responsável por disseminar informações e consequentemente influenciar seu público. De acordo com o filósofo Edmund Burke "A imprensa é o quarto poder", contudo, quando se trata de trazer visibilidade para as dificuldades do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil, os órgãos midiáticos se omitem de sua responsabilidade social.
Depreende-se, portanto, é necessário superarmos essas adversidades. Destarte, o Estado enquanto garantidor de direitos fundamentais em parceria com o Ministério de Direitos Humanos, deve investir em auxílios financeiros e regulamentação da profissão de cuidadora com a finalidade de trazer mais segurança e estabilidade para essas mulheres negligenciadas. Ademais, a imprensa, por meio de programas midiáticos de alta audiência, deve, ressaltar a importância de valorizarmos o trabalho desempenhado por essas mulheres. Desse modo, estarão cumprindo com suas responsabilidades perante a sociedade e contribuindo com a efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada