Antes de tudo, vale destacar a omissão familiar como um dos principais catalisadores da problemática. Nesse contexto, em consonância com as ideias de Eduardo Galeano, escritor do Uruguai, o primeiro passo para mudar uma realidade consiste em reconhecê-la. Partindo desse pressuposto, infere-se que a figura feminina acaba por ocupar o papel de cuidadora principal devido ao desinteresse que os demais membros da família, geralmente homens, possuem em acompanhar e assumir responsabilidades na rotina de cuidados daqueles que necessitam e nas demais atividades adjacentes. Por conseguinte, tal cenário de desvantagem perdura-se no cotidiano de inúmeras mulheres brasileiras, que, em meio à inércia de seus membros familiares, continuam com a delegação quase que exclusiva do chamado trabalho de cuidado. Isso posto, urge-se uma mudança de postura por parte do corpo familiar.
Outrossim, a desigualdade de gênero ainda mostra-se recorrente na realidade do país. Nesse sentido, ainda é possível perceber a errônea crença de que certas atividades, como o trabalho doméstico, devem ser desempenhadas somente por mulheres, já outras, como a ocupação de cargos de prestígio, apenas por homens. Prova disso é que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2019 a média de horas dedicadas pelas mulheres com 14 anos ou mais aos afazeres domésticos era maior que 20 horas semanais, enquanto no caso dos homens o número representava apenas 11 na semana. Tal quadro evidencia a permanência de desproporcionalidades na jornada feminina, uma vez que mesmo lutando para ocupar os mais seletos espaços no corpo social nacional, a mulher ainda é reduzida apenas à tarefa de zelar pela família e pela casa. Assim, é incabível que casos como esse existam no atual século.
Dessa forma, medidas exequíveis para conter os avanços do problema são necessárias. Objetivando mitigar os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, cabe ao Ministério das Comunicações, através dos estratos hierárquicos responsáveis, produzir e fomentar conteúdos informativos acerca das desproporcionalidades existentes no trabalho de cuidado tão salutar, a fim de instruir e conscientizar o público sobre a importância da participação e acompanhamento dessas atividades. Ademais, a mídia pode ajudar, veiculando, através dos grandes meios comunicacionais, como o televisivo, campanhas publicitárias que visem, também, a conscientização do tecido social brasileiro acerca das adversidades causadas pela omissão e pela desigualdade. Assim, estaremos cada vez mais próximos da realidade descrita por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.