Avatar do usuário
Por pmess06
Quantidade de postagens
#125287
É evidente que, na sociedade atual, o número de mulheres que realizam o trabalho de cuidado cresceu consideravelmente no país, devido ao aumento da parcela da população que necessita de serviços de assistência. No final "Viva: a vida é uma festa", por exemplo, Mamá Inês, bisavó do protagonista, é uma senhora de idade avançada que recebe os cuidados necessários através de sua filha, assim como o cenário frequente da atualidade brasileira, pois muitas pessoas necessitam de auxílio, porém, a sociedade não reconhece como um serviço essencial e ligam esse serviço, de forma preconceituosa, às mulheres.
Desse modo, a falta de atenção do Governo acaba por resultar na invisibilidade desse trabalho essencial, fazendo com que as mulheres trabalhadoras não tenham o devido direito ao salário digno, mesmo exercendo o serviço em uma alta demanda de carga horária que, logo, pode prejudicar sua própria saúde e bem-estar, acarretando na baixa qualidade de vida dessas mulheres que trabalham no ramo do cuidado.
Entretanto, além de sofrer de uma negligência estatal, também sofre com a discriminação de gênero, renda e etnia, por se tratar de um trabalho que carrega o antigo preconceito padronizado do trabalho familiar ser exercido apenas por mulheres, o que torna o trabalho de cuidado quase que exclusivamente feminino — principalmente negras e de baixa renda — assim como na obra mencionada (Viva: a vida é uma festa).
Portanto, para solucionar o preconceito em relação à mulher e a carência de atenção ao serviço, é imperativo que haja a garantia aos trabalhadores de cuidado assim como o direito dos outros serviços, mantendo uma remuneração digna de sua sobrevivência, o direito à saúde e bem-estar, e também, o direito à proteção da mulher durante a maternidade, por isso, urge ao Estado, por meio da promulgação de uma lei, amenizar ao máximo o problema, a fim de acabar com os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por pmess06
Quantidade de postagens
#125594
alguém corrige por favor
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#126204
Olá, @pmess06!

Segue avaliação:

C1: 160/200
C2: 200/200
C3: 120/200
C4: 160/200
C5: 160/200

Total: 800/1000

Expectativas para o Enem: 800-860.

Boa sorte e bom descanso! :)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
1305 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
316 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
338 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
297 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
184 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
187 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
224 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
218 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
431 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
285 Exibições
por anastiny
Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

LGBTfobia no Brasil

O professor de direito da Universidade Federal de […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM