Diante desse cenário, cabe ressaltar que um fator do óbice é a omissão estatal. Dentro desse aspecto, Zygmunt Baumam, renomado sociólogo, aponta em sua tese "Instituições Zumbis", que o descaso do Estado diante de um problema social fomenta a ascensão de adversidades. Nesse ínterim, salienta-se a veracidade dessa teoria ao relacioná-la à questão de negligência às mulheres que desenvolvem o ofício de cuidado no país, haja vista que o Poder Público, responsável pela gestão da coletividade, é inerte a políticas públicas que visam a mitigação desse infortúnio. A exemplo de uma remuneração igualitária à do trabalho masculino. Dessa forma, a continuidade da inércia governamental dificulta a resolução do problema.
Ademais, é imperioso citar, em segundo plano, que a falta de debates sociais é também uma causa da adversidade. Sob essa concepção, Stephen Hawking, renomado físico, apontou que as grandes conquistas da humanidade foram obtidas pelo diálogo. Nessa ótica, evidencia-se a importância que um movimento coletivo exerce, principalmente, no que se refere à condição feminina nas atividades de cuidadora, a qual devido a carência de conversas na sociedade, essas pessoas enfrentam diversos obstáculos, como o não reconhecimento do ofício e baixo assalariamento. Isso realça a necessidade de uma intervenção populacional perante essa problemática. Fica claro, então, que a visibilidade feminina não está acessível nessa área devido a falta de diálogos sociais.
É urgente, portanto, que o transtorno referente ao reconhecimento de atividade seja minimizado. Posto isso, as escolas, responsáveis pela transformação intelectual, devem combater a inação estatal associada a invisibilidade da mulher no trabalho de cuidadora, por meio de projetos pedagógicos, como palestras e ações comunitárias. Essa iniciativa terá a finalidade de solucionar a ausência de debates e de garantir os direitos trabalhistas e sociais propostos pela Carta Magna de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada