Avatar do usuário
Por Laiscristiny
Quantidade de postagens
#125198
A constituição federal de 1988 – norma de maior hierarquia do sistema jurídico do país –, prevê em seu artigo 5°, que " todos somos iguais perante a lei, sem discriminação de qualquer natureza, como direito de todo cidadão brasileiro. Entretanto, ao observar os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho e cuidado realizado pela mulher no Brasil, nota-se que esse garantia não é efetivada na prática. Dessa maneira, o problema ocorre não só a negligência governamental, mas também a desigualdade social.
Diante desse cenário, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as longas horas de trabalho d cuidado não remunerado. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes afirma que " o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população ". No entanto, tal pensamento vai de encontro à postura das autoridades brasileiras, as quais não criam políticas concretas para combater os desafios enfrentados pelas mulheres que trabalham cuidando de outras pessoas e com serviços domésticos para ganhar seu sustento e muitas vezes o de sua família. Com isso, investem seu tempo, saúde e esforço nessas atitudes que levam longas horas e são mal pagas. Diante disso, é injusto que a máquina pública mantenha um papel inerte diante dessa grave realidade.
Ademais, a desigualdade social é outra coisa da problemática. Sob a perspectiva do escritor inglês Aldous Huxley " os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Nesse sentido, pontos cruciais como princípio a igualdade são ignorados pela sociedade, mostrando não haver uma discussão sobre a invisibilidade e o preconceito iraizados que essas mulheres sofrem mesmo sendo um trabalho de devido valor. Sobretudo, desconstruir esse cenário é o primeiro passo para que não continue a perdurar.
Portanto, é preciso combater os desafios da invisibilidade do trabalho e cuidado realizado pela mulher no Brasil. Dessa forma, o governo – responsável por gerir os interesses sociais e econômicos – deve investir verbas para aumentar a renda dessas mulheres e campanha nas principais redes sociais. Com o intuito de tirar esses desafios da invisibilidade. Enfim, será possível efetivar os princípios constitucionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
621 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
171 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
171 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
93 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
73 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
85 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
66 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
86 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
273 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
149 Exibições
por anastiny

Se está à procura de quais os melho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM