
De acordo com Djamila Ribeiro, célebre escritora, para resolver um problema, devemos primeiro tirá-lo da invisibilidade, com isso, vale ressaltar a carência da sociedade pela informação, já que boa parte da população não sabe a existência do problema, devido a falta de informação abrangente no cenário brasileiro.
Ademais, Ariano Suassuna, escritor brasileiro, fala que a sociedade é dividida em dois grupos: os dos privilegiados e os dos desfavorecidos. Com base nisso, a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, sobrepõe as mulheres em situação de desfavorecimento tanto econômico quanto social, tendo em vista que, recebem menos, mesmo que a dedicação ao trabalho seja maior do que a dos homens, e acabam enfrentando a discriminação de gênero imposta pela sociedade.
Portanto, cabe ao Estado criar políticas públicas para o ajuste da remuneração, valorizando o trabalho da mulher como cuidadora, e assim promovendo a igualdade de gêneros no mercado de trabalho brasileiro. Além disso utilizar meios de informação, como por exemplo, jornais televisivos ou mídias sociais, no intuito de remover essa mazela da invisibilidade e garantir uma sociedade consciente quanto a isso. Só assim, os direitos previstos pela Constituição Federal serão alcançados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.