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Por alice18
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Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. no contexto atual, é possível observar que o preconceito, tanto de classe social quanto de gênero, fere a dignidade das mulheres que realizam o trabalho de cuidado, invisibilizando assim, sua atuação como cuidadora. Isso se deve ao fato de que, ao longo dos anos, o trabalho de cuidado tem sido relacionado à pessoas em situação de pobreza, em sua maioria mulheres, e a discriminação de gênero as tornam "invisíveis" perante a sociedade.
O primeiro aspecto dessa problematização é a pressuposição de que o trabalho de cuidado só deve ser realizado por mulheres pobres. Considerando isso, observa-se que ainda nos dias atuais, o trabalho de cuidado é visto como um trabalho não essencial em relação aos outros, isso é exemplificado na forma como parte da sociedade se refere às cuidadoras como pessoas que não tiveram outra oportunidade ou não estudaram o suficiente para conseguir um trabalho "melhor". Dessa forma, prova-se o preconceito existente com relação aos serviços de cuidado.
Outro ponto a ser discutido é a contribuição da discriminação de gênero para a invisibilidade da mulher cuidadora. Considerando que no contexto geral de trabalho a mulher ainda é inferiorizada, em um meio de trabalho que já sofre preconceito de classe, isso fica ainda mais evidente. Vê-se pois que a mal remuneração, a desvalorização dos serviços de cuidados domésticos e inúmeras outras situações são consequências visíveis desse problema.
Diante do que fora discutido, conclui-se que a discriminação de gênero e classe social invisibiliza o trabalho de cuidado realizado pela mulher brasileira. Portanto, é preciso que as organizações sindicais, em parceria com a mídia promova ações de propagandas educacionais que descrevam a importância do trabalho de cuidado para a movimentação da sociedade em geral, contribuindo assim, com a valorização da atuação da mulher no serviço de cuidadora.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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