Avatar do usuário
Por WagnerOM
Quantidade de postagens
#125171
A Constituição Federal de 1988 garante, em seu artigo 5. °, o direito a igualdade entre todos os cidadãos brasileiros. No entanto, tal prerrogativa não é cumprido na prática, uma vez que se observa a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher como um grave e pertinente problema no Brasil. Isso se dá devido à negligência governamental, além do legado histórico.
Primeiramente, destaca-se o descaso estatal como o causador desse desafio. Essa inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis de Zygmunt Bauman, em que elas continuam presentes na sociedade, entretanto, não cumprem suas funções sociais com eficácia. Sob essa ótica, devido a baixa atuação das autoridades, há a escassez de projetos estatais que visem combater e conter a má remuneração do trabalho de cuidado realizado por mulheres que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, visto que devido a falta de incentivos públicos, são distanciadas de seus direitos constitucionalmente garantidos, à medida que gera sentimento de abandono pelo Estado.
Em segunda análise, ressalta-se a desigualdade como impulsionador do problema. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2019, mulheres dedicavam mais de dez horas semanais ao trabalho doméstico em relação aos homens. Paralelamente, mesmo nos dias atuais, observa-se que apesar das mudanças na forma como as mulheres têm sido inseridas na sociedade, é inegável que a passada sociedade exerceu forte influência na atual, ditando setores as quais os indivíduos do sexo feminino devem atuar. Por isso é intolerável que tal situação continue a perdurar, visto que perpetua o machismo.
Infere-se, portanto, que a não visibilidade do trabalho de cuidar feito pela mulher é um mal para a sociedade brasileira. Para solucionar o quadro atual, é preciso que o Governo Federal fortaleça, por meio de verbas estatais, leis que objetivam proporcionar maior igualdade salarial feminina, para que possam sentir amparadas pelo Estado. Também, é dever da Escola desconstruir, por meio de palestras, a mentalidade preconceituosa de que há espaços e afazeres destinados a certos gêneros, a fim de atenuar o preconceito e a desgastante jornada dupla de trabalho. Somente assim será possível construir uma sociedade tal qual prevê a Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
690 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
187 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
203 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
105 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
94 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
101 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
76 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
123 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
284 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
183 Exibições
por anastiny

      O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Lauany25 Guuga Gabism OlrenBeat Biacd[…]

SEGURANÇA PÚBLICA

Conforme o artigo sexto da carta magna brasileira.[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM