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Por Euu4
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Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas "memórias póstumas" que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje, ele percebesse acertada essa decisão: a postura do Estado e de muitos brasileiros diante o trabalho de cuidado não remunerado e sua ligação com a desigualdade social, é uma das faces mais cruéis de uma sociedade em desenvolvimento.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para auxiliar no cuidado de pessoas com deficiências físicas e mentais, que estão em situação de pobreza. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre com eficiência no Brasil, tendo em vista que muitas crianças e idosos que necessitam de um cuidado especial, têm apenas a própria família para recorrer. Com isso, é fundamental a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Somado a isso, vale destacar que esse trabalho de amparo é destinado, quase que exclusivamente, às mulheres e meninas da família, afetando assim seu tempo para estudar, trabalhar de forma remunerada e fazendo-as esquecer do auto cuidado. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Por fim, diante dos desafios mencionados, é necessária a ação conjunta do estado e da sociedade para mitigá-los. Cabe ao poder público criar programas que auxiliem essas famílias mensalmente, seja com ajuda de custos ou disponibilizando profissionais da área de assistência e cuidado, para irem até suas casas, para que os outros membros da família não fiquem estagnados socialmente. Desta maneira, a decisão de Brás Cubas será mais questionada que aplaudida, pois o nosso legado não estará relacionado à miséria.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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