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Por Rayane86
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5, o direito à igualdade, como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios do trabalho de cuidado realizado por mulheres. A negligência governamental e a desigualdade social dificultam a universalização desse direito social. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores de favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esses desafios. Nesse sentido, pode-se afirmar que a falta de representatividade dessas pessoas que trabalham com cuidado ao público, afeta o seu reconhecimento no mercado de trabalho. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configuram-se como uma violação do “contrato social”, já que o governo não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a igualdade, o que é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionador dessas diferenças sociais. Segundo o IBGE, o número de horas trabalhadas por mulheres é superior comparado ao de homens, embora existam leis que ditam igualdade a ambos os sexos. Diante de tal exposto, nota-se uma desigualdade tanto no tempo trabalhado quanto nas remunerações. Logo, é inadmissível que o trabalho de cuidados realizado por mulheres continue sendo desvalorizado.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática no Brasil. Dessa forma, de modo que o governo federal, órgão de maior poder político nacional, através de projetos sociais e fiscalização de aplicação de leis possam amenizar os desafios enfrentados por esses cidadãos.Paralelamente, é imperativo que, a mídia,conjunto de meios de comunicação que descem mina informações, por meio de documentários em TV aberta conscientes em a população que o trabalho de cuidado é muito importante para a sociedade. Assim, torna-se-a possível a construção de uma sociedade mais equilibrada, onde o Estado desempenha seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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