Primeiramente, importa salientar o descaso governamental como um dos fatores para esse desafio, visto que não haverá um grande empenho do poder público para a criação de políticas públicas em prol do trabalho de cuidado que muitas mulheres exercem no país sem a digna remuneração. De acordo com pesquisas feitas pelo IBGE, as mulheres é o grupo social que dedica mais tempo em afazeres domésticos e a trabalho de cuidado de outros grupos sociais como crianças e idosos, fato que carece um pouco mais da atenção dos poderes públicos. Desse modo, o comportamento governamental vigente, acentua a negligência e reforça a inviabiliza o trabalho de cuidado.
Além disso, a ignorância humana acerca do tema é outro desafio para enfrentar essa problemática. Segundo o ativista Nelson Mandela, a ignorância é a arma mais perigosa no mundo. Nessa compreensão, nota-se a semelhança na fala do ativista como o que é visto na realidade contemporânea, onde ainda é alimentado o pensamento de que só as mulheres podem exercer o trabalho de cuidado no Brasil. Logo, tal pensamento colabora para o enfrentamento e de estigmas relacionados a esse grupo e profissão.
Portanto, medidas devem ser tomadas para enfrentar essa problemáticamente que ainda perpetua no território brasileiro. Logo, cabe ao poder público juntamente do Ministério do Trabalho - responsável pelos direitos trabalhistas - criarem leis públicas em prol desse trabalho, com o intuito de visibilizar e remunerar, e investir em debates públicos sobre o tema para a quebra desse pensamento na sociedade. Fazendo jus ao que a Constituição Federal assegura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.