Diante disso, percebe-se que o patriarcalismo estrutural é um agravante no combate à depreciação do trabalho da mulher. Sob essa lógica, a obra “Estrelas Além do Tempo” conta a história de mulheres que trabalhavam na (NASA), tendo que provar diáriamente as suas qualidades, diante da guerra fria. Nesse sentido, o filme reflete o cenário tupiniquim, uma vez que, apesar de importante, as ações das mulheres que zelam pela sociedade são ocultadas. Nota-se, outrossim, que a sociedade ao não olhar para essa população compromete a economia do país, devido às atividades domésticas e o cuidado com a família, após o trabalho. Desse modo, medidas devem ser aplicadas em relação ao serviço de cuidados oferecidos pela mulher.
Por conseguinte, a ausência do poder público potencializa os entraves relacionados aos serviços de assistência oferecidos pela mulher. Acerca disso, na obra “Ensaio Sobre a Cegueira”, José Saramago retrata uma cidade, na qual, gradualmente, pessoas ficam cegas e assim passam a não se preocupar com o bem coletivo. Dessa forma, a ficção exemplifica a situação verde-amarela, já que o trabalho de zelar pelo corpo civil só é notado pela máquina pública quanto realizado pelos homens. Além disso, o Estado ao não cumprir seu papel de manter a igualdade, colabora na invisibilização do trabalho da mulher. Dessa maneira, essa conjuntura deve ser ressignificada urgentemente.
Portanto, cabe ao Estado, garantidor da efetividade da Carta Magna, em parceria do poder legislativo, aprimorar as leis já existentes sobre trabalho, além de propor novas leis, por meio de discussões no senado, a fim de valorizar o trabalho de cuidado exercido pela figura feminina. Em síntese, à luz da perspectiva de Saramago será possível mitigar a cegueira moral que permeia a nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.