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Por kamibuld
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O sociólogo francês Pierre de Bourdieu afirma que a “violência simbólica” se expressa quando determinada parte da população não usufrui dos mesmos direitos. Nesse viés, o desafio da invisibilidade social enfrentado pelas mulheres que exercem o trabalho de cuidado na sociedade reforça o pensamento do sociólogo. Logo, a passividade social ligada as políticas governamentais falhas, são parâmetros para o agravamento da problemática. 

A cientista britânica Rosalind Franklin foi responsável pelas primeiras descobertas do DNA, todavia, seu achado científico foi roubado por colegas de trabalho, os quais receberam o Prêmio Nobel da Medicina, tirando todo mérito da cientista. Nesse contexto, a mulher enfrenta barreiras históricas de preconceitos e exclusão em todos os âmbitos sociais, sendo culturalmente restrita aos afazeres domésticos e trabalhos de cuidado, assim, sendo provedora primordial e quase exclusiva da reprodução social ao exercer o papel taxado pela sociedade de obrigação feminina. Nessa perspectiva, é inaceitável que na contemporaneidade a sociedade esteja carregada de preconceitos obsoletos e tradições culturais antiquadas que corroboram para uma dinâmica cada vez mais atrasada.

Ademais, nota-se outro parâmetro para o agravamento da problemática: a desigualdade de salário proporcional de acordo com o gênero do cidadão. Nessa óptica, o filósofo Michael Foucault diz que o indivíduo necessita de empoderamento social, teoria distante frente as lutas das mulheres por equidade de gênero, salário proporcional ao trabalho e seu lugar na sociedade. Nesse canário, é perceptível que o trabalho feminino é fortemente descredibilizado não apenas pelo escopo social, como também pelos órgãos vigentes ao não propiciarem igualdade salarial. 

Portanto, cabe que o Ministério da Mulher em parceria com o Ministério das Comunicações, fomentem políticas efetivas pra reverter esse quadro. Tais medidas devem ser realizadas a partir de programas sociais na coletividade, panfletagem e debates em ambientes públicos e meios midiáticos acerca da importância da mulher na sociedade e quebrar os paradigmas sociais estabelecidos ao longo do tempo, promovendo o engajamento social, como também, tornar mais efetivas as políticas dispostas na Constituição Federal de 1988, ao qual garante igualdade de direitos para todos os cidadãos brasileiros. 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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