Em primeira análise, a escassez de incentivos oferecidos à tal maneira de trabalho é preocupante. Isso, porque, no país, a desmotivação sofrida pela parcela feminina que tem o cuidado de pessoas como emprego prejudica na valorização deste, já que fragiliza a maneira em que as mulheres são tratadas, naturalmente vistas como inúteis ou incapazes de poderem alcançar realizações pessoais. Nesse ponto de vista, o filme “Me Before You”, estrelado pela renomada atriz Emilia Clarke, retrata as dificuldades e preconceitos passados da protagonista, trabalhando com o cuidado de um indivíduo tetraplégico. Fora da ficção, o tema da obra é encontrado no cotidiano brasileiro, em que pessoas com a mesma forma de trabalho da personagem principal são destratadas e desestimuladas pela sociedade. Dessa forma, soluções necessitam ser idealizadas para o fim do estigma.
Ademais, vale ressaltar que a inércia do Estado provoca, cada vez mais, a invisibilidade dos serviços de assistência pela porção feminina. Isso ocasionado, pois sem reforços estatais, tal estratégia de obtenção de uma boa renda seria falha, em razão da continuidade de um emprego com baixa taxa de remuneração, não sendo reconhecido como um trabalho de fato. Nessa óptica, a Constituição Federal de 1988 — documento instituído para a garantia de direitos sociais, civis e políticos —, em seu Artigo 6°, procura assegurar, entre diversos direitos, o trabalho. No entanto, diferente da ideia no papel, a parcela cuidadora de pessoas no Brasil sofre com a realização do que está escrito, devido à pobre valorização e reconhecimento da “profissão” pelo governo. Assim, medidas precisam ser tomadas para o fim da problemática.
Portanto, para que os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado pela mulher não mais estejam em questão no país, é necessário que rígidas ações sejam tomadas. Dessa forma, torna-se imprescindível que o Estado — principal instituição responsável pelo bem-estar social — tome medidas no sentido de tornar o emprego das cuidadoras valorizado, como a formalização do trabalho (através do Ministério do Trabalho) e a divulgação para a população da importância deste (por meio da mídia). Assim, Sartre confirmaria sua ideia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.