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Por Marlonnluis
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#125309
Segundo a socióloga contemporânea Djamila Ribeiro, para que um problema seja solucionado, primeiro deve-se tira-lo da invisibilidade. Nesse sentido, quando abordado os cuidados realizado pela mulher no Brasil, tem-se os desafios para o enfrentamento da invisibilidade que acerca à problemática, uma vez, que as mesmas não são reconhecidas pelo seu trabalho, deixando assim, prevalecer o esquecimento em relação a elas. Diante desse cenário é imprescindível analisar as causas desse imbróglio.

À vista disso, um dos fatores que contribuem a esse dissabor é a falta de visibilidade desse grupo, visto que, a mulher é sempre vista como a dona de casa, a responsável por cuidar dos filhos e fazer a comida, e quase nunca são recompensadas por isso, tendo assim seus direitos negligenciados. Segundo a antropóloga Lilia Schwarcz, há uma prática de eufemismo no Brasil, onde determinados assuntos tendem a ser suavizados, não recebendo assim sua devida atenção. Nesse viés, nota-se que a problemática se encontra numa fase de eufemismo, onde os serviços domésticos não são valorizados deixando assim as mesmas sobrecarregadas, por exercer seu trabalho e também os serviços de casa. Dessa forma, é necessário ações para tirar esse problema da invisibilidade.

Outrossim, convém salientar que o preconceito em relação ao gênero feminino é outro agravante ao tema, já que, nem mesmo elas questionam o fato de estar sendo atribuídas a essas funções, sem nenhum ou quase nada de remuneração, por acreditarem que o fato de ser mulher lhe dá a obrigação de realizar esses tipos de tarefas. Segundo a escritora Hannah Arendt, em seu livro " Eichmann em Jerusalém", ela diz que, as pessoas banalizam o mal, tornando assim algo normal na sociedade. Nessa perspectiva, é notório o quanto a banalização da mulher, está presente na atual conjuntura, levando assim, as mesmas nem questionarem sobre a questão do trabalho realizado por elas. Desse modo, medidas devem ser tomadas a fim de atenuar o preconceito em relação ao gênero.

É urgente, portanto, que a invisibilidade a cerca do trabalho de cuidado exercido pela mulher seja mitigado, para isso o Governo Federal, deve promover campanhas que vise mostrar ao público brasileiro a importância da valorização dessas funções exercidas pelas mulheres, por meio de propagandas televisivas e anúncios em mídias sociais como Facebook, Instagram e o X, com o intuito de tirar esse assunto da invisibilidade, para que assim todos vejam a importância e os desafios sofridos pelas mulheres que realizam esse trabalho. Ademais, o Ministério da Educação, deve promover debates em escolas para discutir a igualdade de gênero, por meio de palestras e workshops, com o fito de ensinar esses jovens que a mulher deve ser reconhecida, independente de seu trabalho, e que não é obrigação somente das mulheres exercerem o papel de donas de casa. Só assim será possível ter uma sociedade mais justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por LuizGustavo7
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#126420
Sua redação ficou muito boa Marlon :mrgreen:! Os erros que notei foram:

1- Desvios: Sua redação foi mto bem escrita, porém, teve bastante desvios. Alguns deles que notei foram: "tira-lo" e "tem-se os desafios" sem acento. A expressão prolixa "quase nunca" e "a cerca" separado. Além de trechos que poderiam ser sintetizados ou evitar palavras utilizadas que reduziram um pouco da formalidade do seu texto, como "vejam" e "fazer". Em questão de erros de pontuação, quando combinados com estes desvios, eles reduzem os 40 pontos da C1. No entanto, esses erros foram poucos e não tão relevantes, por isso deixei de lado.

2- "À vista disso, um dos fatores que contribuem a esse dissabor é a falta de visibilidade desse grupo, visto que, a mulher é sempre vista", apesar de significados diferentes, o ideal seria não repetir muitas vezes o "visto" ou "vista", pois houve repetição num só trecho e isso pode ser interpretado como falta de variedade lexical sem contar com possíveis no restante.

Não notei o que falar de negativo sobre a C5, C2 e C4, sua proposta de intervenção, escolhas de repertório, os argumentos escolhidos, a estrutura e ect foram muito bem elaborados.

Eu daria 180 na C3 por conta da quantidade de desvios prejudicarem um pouco a leitura e não pela redação no geral em si, apesar de a C3 ser a competência a qual eu tenho uma maior dificuldade de identificar os erros. Por isso, darei 200, mas é bem provável que no ENEM por pelo menos um dos corretores você receba 160 eu acho.

NOTA: 940

Sua redação ficou muito bem feita e acho extremamente difícil que ela receba uma média menor que 820 ou 800 se feita no ENEM.
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