Em primeiro plano,a Constituição Federal,promulgada com base nos Direitos Humanos,prevê o direito à liberdade.Entretanto,a ausência de leis específicas para o tráfico de pessoas,o qual agride a liberdade e diversos direitos básicos,e consequentemente transgride a lei positivada.Devido a falta de atuação do Estado,de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica,o índice de pessoas sendo traficadas aumenta 6% a cada ano,o que demonstra a consequência de haver brechas na lei.
Ademais ,cabe ressaltar que a desigualdade socil está intimamente relacionada a persistência do imbróglio.Diante disso,a novela ''Salve Jorge'' ilustra o que foi dito.Ela discorre situações de mulheres residentes de comunidade carentes,que foram persuadidas a se mudar de país por causa de falsas promessas de emprego,todavia,ao chegar no local eram exploradas como escravas.Nesse contexto,a ficção pode ser relacionada ao Brasil no século XXI : a crescente desigualdade que pode acarretar em pessoas sendo traficadas para a exploração.A partir desse ponto de vista,percebe-se que a mídia retrata outra causa da questão abordada.
É evidente,portanto,a necessidade de desenvolver medidas que ajam sobre o tráfico de pessoas.Para que isso ocorra,o Ministério da Segurança em parceria com a Polícia Federal - responsável pela fiscalização por todo o terrtório nacional - devem ,por meio de verbas da União,ampliar a fiscalização em estradas e aeroportos com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas traficadas no país.Tal plano de ação,deve conter campanhas informacionais,a fim de alertar a população.Além disso,o Poder Legislativo,por meio de verbas da União,deve criar políticas públicas de apoio ao cidadão que o ajudem a arrumar um emprego seguro,com o fito de amenizar as desigualdades.Desse modo,serão amenizadas situações ocorridas em ''Salve Jorge'' .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada