Em primeiro plano, é preciso destacar o desequilíbrio na distribuição de renda como um óbice, porque a ausência de recursos impede a compra de imóveis adequados. Prova disso é o filme Parasita, que retrata um contraste entre a pobreza de uma família que mora em um porão na região marginalizada e o luxo de outra que vive em um condomínio na área alta e segura da cidade. Tal carência, dados os diversos casos de propriedades precárias, é causada, principalmente, pela histórica má repartição financeira, o que comprova uma lacuna sobre a qualidade de vida desses indivíduos. Logo, ações são essenciais para atenuar tal diferença em relação às habitações.
Além disso, a transformação do solo em mercadoria é outro fator importante, pois a valorização das construções causa a segregação socioespacial, a qual afasta a população fragilizada dos centros urbanos. Exemplo disso é o projeto “Nova Recife”, cuja implementação revitalizou a orla da praia e atraiu cidadãos de classes elevadas. Em casos como esse, o encarecimento da região, devido à especulação dessas áreas, colabora não só para o aumento do custo de vida, mas também para a expulsão de moradores locais para lugares mais distantes. Portanto, é substancial a fiscalização sobre esse encarecimento imobiliário para combater as inadequações de domicílios.
Em suma, os desafios para o combate do deficit habitacional no Brasil são situações carecedoras de atenuação. Sendo assim, cabe ao Ministério das Cidades (MCidades) investir no fundo de habitação do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), por meio da criação de projetos – resultados de parcerias com municípios, estados, empresas e entidades sem fins lucrativos – que subsidiem a construção de casas ou apartamentos próprios para famílias com renda de até 3 salários mínimos, a fim de facilitar a aquisição de imóveis pela população mais pobre. Dessa forma, o direito à moradia apresentado na Constituição será garantido a todos os cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.