Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#54742
Ao contrário do que se reverbera na Constituição Federal de 1988, acerca do direito à moradia, tem-se, na contemporaneidade, os desafios para o combate do deficit habitacional no Brasil. Nesse viés, em virtude de ser uma condição extremamente pertinente, medidas são necessárias para mitigar os problemas existentes. Ademais, a desigualdade socioeconômica desses habitantes, bem como a especulação imobiliária são obstáculos recorrentes.

Em primeiro plano, é preciso destacar o desequilíbrio na distribuição de renda como um óbice na problemática, porque a ausência de recursos impede a compra de imóveis adequados. Prova disso é o filme Parasita, que retrata um contraste entre a pobreza de uma família que mora em um porão na região marginalizada, e o luxo de outra que vive em um condomínio na área alta e segura da cidade. Nessa perspectiva, tal carência, dado os diversos casos de propriedades precárias, é causada, principalmente, pela má repartição financeira acumulada historicamente, o que corrobora uma lacuna sobre a qualidade de vida desses indivíduos. Logo, ações são essenciais para atenuar tal diferença em relação às habitações.

Além disso, a transformação do solo em mercadoria é outro fator importante, pois a valorização das construções causa a segregação socioespacial, a qual afasta a população fragilizada dos centros urbanos. Exemplo disso é o projeto “Nova Recife”, sua implementação revitalizou a orla da praia e atraiu cidadãos de classes elevadas. Nesse sentido, o encarecimento da região, devido à especulação dessas áreas, colabora para não só o aumento do custo de vida, mas também para a expulsão de moradores locais para lugares mais distantes. Portanto, é substancial a fiscalização sobre essa gentrificação para combater as inadequações de domicílios.

Em suma, os desafios para o combate do deficit habitacional no Brasil é uma situação fundamental carecedora de atenuação. Sendo assim, cabe ao Ministério das Cidades (MCidades) investir no fundo de habitação do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), por meio da criação de projetos – resultados de parcerias com municípios, estados, empresas e entidades sem fins lucrativos – que subsidiem a construção de s ou apartamentos próprios para famílias com renda de até 3 salários mínimos, a fim de facilitar a aquisição de imóveis pela população mais pobre. Dessa forma, o direito à moradia apresentado na Constituição será garantido a todos os cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#55301
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @JoiceF

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

Ao contrário do que se reverbera na Constituição Federal de 1988 (1), acerca do direito à moradia, tem-se, na contemporaneidade, os desafios para o combate do deficit habitacional no Brasil. Nesse viés contexto, em virtude de ser uma condição extremamente pertinente persistente, medidas são necessárias para mitigar os problemas existentes. Ademais, a desigualdade socioeconômica desses habitantes (2) , bem como a especulação imobiliária são obstáculos recorrentes. Entretanto, para que essas ações sejam eficientes, é preciso superar dois obstáculos recorrentes: a desigualdade socioeconômica e a especulação imobiliária (3). (4)
Em primeiro plano, é preciso destacar o desequilíbrio na distribuição de renda como um óbice na problemática (5), porque a ausência de recursos impede a compra de imóveis adequados. Prova disso é o filme Parasita, que retrata um contraste entre a pobreza de uma família que mora em um porão na região marginalizada, e o luxo de outra que vive em um condomínio na área alta e segura da cidade (6). Nessa perspectiva, (7) tal carência, dados (8) os diversos casos de propriedades precárias, é causada, principalmente, pela histórica má repartição financeira acumulada historicamente, o que corrobora uma lacuna sobre a qualidade de vida desses indivíduos. Logo, ações são essenciais para atenuar tal diferença em relação às habitações. (9)
Além disso, a transformação do solo em mercadoria é outro fator importante, pois a valorização das construções causa a segregação socioespacial, a qual afasta a população fragilizada dos centros urbanos. Exemplo disso é o projeto “Nova Recife”, sua cuja implementação revitalizou a orla da praia e atraiu cidadãos de classes elevadas (10). Nesse sentido Em casos como esse, o encarecimento da região, devido à especulação dessas áreas, colabora para não só não só para o aumento do custo de vida, mas também para a expulsão de moradores locais para lugares mais distantes. Portanto, é substancial a fiscalização sobre essa gentrificação (11) para combater as inadequações de domicílios. (12)
Em suma, os desafios para o combate do deficit habitacional no Brasil é são uma situação fundamental carecedora de atenuação. Sendo assim, cabe ao Ministério das Cidades (MCidades) (agente) investir no fundo de habitação do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) (ação), por meio da criação de projetos – resultados de parcerias com municípios, estados, empresas e entidades sem fins lucrativos (detalhamento) – que subsidiem a construção de s ou apartamentos próprios para famílias com renda de até 3 salários mínimos (meio), a fim de facilitar a aquisição de imóveis pela população mais pobre (finalidade) (13). Dessa forma, o direito à moradia apresentado na Constituição será garantido a todos os cidadãos (14).

Observações:
(1) Bom repertório!
(2) O "esses" não está retomando nenhum termo que tenha aparecido anteriormente.
(3) Sugeri uma reescrita porque, apesar de o "ademais" garantir certa coesão entre as frases, não havia uma relação coerente entre elas. De qualquer forma, te parabenizo por antecipar os seus argumentos. Isso fortalece o projeto de texto.
(4) Notei que você escreve muito bem e possui um vocabulário bastante diversificado. Só dou uma dica: às vezes, menos é mais. Nem sempre a palavra mais erudita é a melhor.
(5) Redundante. "óbice" é sinônimo de "problemática".
(6) Ótimo repertório! Contudo, a conexão entre ele e a argumentação poderia ser aprimorada.
(7) O "tal carência" já retoma a ideia da frase anterior, logo o "nessa perspectiva" é desnecessário.
(8) "dados" concorda com "casos", no plural.
(9) Parágrafo muito bom, com um argumento consistente. Parabéns!
(10) É um bom exemplo, mas, novamente, a ligação entre o repertório e a argumentação deixou um pouco a desejar.
(11) Evite introduzir novos conceitos no fechamento.
(12) Outro parágrafo elogiável tanto em questão de estrutura quanto em questão de conteúdo.
(13) Proposta completa, parabéns!
(14) Fechamento e retomada ótimos.

Notas:
C1 - 160
Justificativa: texto bem escrito, com poucos desvios.
C2 - 160
Justificativa: procure "amarrar" mais os repertórios aos argumentos.
C3 - 200
Justificativa: excelente argumentação e excelente projeto de texto. Parabéns!!!
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações.
C5 - 200
Justificativa: proposta com todos os elementos necessários.

Total - 880
Você arrasou!!! Conte comigo para chegar ao 1000!!!
Obs: acredito honestamente que, nas mãos de um corretor menos rigoroso, sua redação poderia receber a nota máxima.


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
#55303
Muito obrigada pela correção!
Eu não presto muita atenção, porque li várias vezes e não percebi tantos erros 😞
Vou reescrever a redação e tentar evitar estes desvios bobos kkkk.
É ótimo ser mais rigoro. Eu escrevi outras redações horríveis e ganhei notas altas, daí continuei errando.

Na (7) eu poderia trocar o "Nessa perspectiva" por "tal carência"? Ele é um conectivo?
Na (11) achei que gentrificação era o fenômeno causado pela especulação imobiliária, aí coloquei como sinônimo/resumo sla, pra não ter muitas repetições
#55304
JoiceF escreveu:Muito obrigada pela correção!
Imagina!

JoiceF escreveu:Eu não presto muita atenção, porque li várias vezes e não percebi tantos erros 😞
Não foram tantos assim!

JoiceF escreveu:Vou reescrever a redação e tentar evitar estes desvios bobos kkkk.
Certo!

JoiceF escreveu:É ótimo ser mais rigoro. Eu escrevi outras redações horríveis e ganhei notas altas, daí continuei errando.
Tem razão!

JoiceF escreveu:Na (7) eu poderia trocar o "Nessa perspectiva" por "tal carência"? Ele é um conectivo?
Acho que não é um conectivo, mas você poderia trocar, sim. Trata-se de um mecanismo coesivo que retoma a ideia da frase anterior.

JoiceF escreveu:Na (11) achei que gentrificação era o fenômeno causado pela especulação imobiliária, aí coloquei como sinônimo/resumo sla, pra não ter muitas repetições
Entendi o seu ponto. Acho que concordo com você.

Os casos de violência doméstica aumen[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Violência doméstica

Agressão a Maria da Penha Vemos que atualm[…]

Obesidade no Brasil

Segundo dados do IBGE, em 2019 um quarto da popula[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM