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Por mariaclaraa
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No início do século XX, fumar era considerado moda para a população que possuía um poder econômico naquela época, demostrava riqueza, porém esse ato depois de uns tempos virou um hábito para outras classes sociais e fez com que acarretasse um declínio na sociedade mais pobre, por falta de informações e controle do uso.
Depois de longas pesquisas, mais tarde, foi comprovado cientificamente que o uso do tabaco tinha efeitos negativos para o corpo nos sistemas respiratórios, cardiovascular, cerebral. Isso no corpo depois de muito tempo de uso vai debilitando o seu o seu corpo e seus pulmões de respirar normal e com saúde. Geralmente uma pessoa acaba fumando por influência de amigos, por achar “legal”, ter aquela necessidade de chamar atenção dos amigos para dizer que é adulto ou maduro. O que, por essa razão muitos jovens começam a usar o tabaco muito cedo, aos 18 ou 17 anos.
Junto a isso, tem também as artimanhas das industrias de tabaco para manter as vendas altas do fumo, como: sabores diferentes, cigarros eletrônicos, entre outros. Por conta dessa propaganda sobre o tabaco, os jovens se sentem mais atraídos a usar, levando o indivíduo a um ciclo vicioso gigantesco de recompensa e abstinência. Esse é o principal problema do tabaco, visto que as pessoas conhecem o risco a que estão sendo expostas e mesmo assim decidem experimentar essa droga, elas se tornam mais propensas a adquirirem doenças como câncer, pneumonia e infarto, as quais são responsáveis por milhares de mortes anuais em todo o mundo. Concomitantemente, a perda de produtividade e o aparecimento de problemas cognitivos pode acarretar na perda de um emprego e na dificuldade de realizar tarefas relacionadas à memorização.
O tabagismo é considerado uma das principais causas de doenças e agravos para outras doenças. Para tanto, entendemos que a atenção e muito importante e umas das primeiras atenções que devemos ter e do Governo criar campanhas de conscientização em parceria com prefeituras e escolas com o intuito de expor às crianças, jovens e adultos, além disso, o poder legislativo aumentar os impostos cobrados sobre o tabaco, a fim de diminuir a venda. O governo junto com o ministro da saúde promover palestras em hospitais e aumentar o espaço de fumantes nos hospitais para tratamentos, criar eventos públicos com médicos e psicólogos realizando consultas e palestras no intuito de restabelecer o estado de saúde proposto pela OMS. Dessa forma, o Brasil pode almejar um cenário melhor e com mais desenvolvimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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