Avatar do usuário
Por Kellar
Quantidade de postagens
#128535
No filme "Distrito 9", é retratado seres de outro planeta que, após chegarem à Terra, foram marginalizados pela sociedade, vivendo em condições deploráveis e sem direitos. A crítica do diretor é verificada nos desafios contra a luta ao racismo estrutural na sociedade brasileira, uma vez que se assemelha aos grupos marginalizados. Nesse viés, torna-se necessário analisar o preconceito e silenciamento como causadores da problemática.

Nessa perspectiva, é lícito postular a intolerância como impulsionadora desse viés. Sabendo disso, o filme "Infiltrado na Klan" exemplifica a existência do racismo enraizado em corporações policiais, situações semelhantes são verificadas no cenário atual brasileiro nos mesmos tipos de corporações de segurança pública. De fato, tais dinâmicas não são exclusivas do contexto cinematográfico, sendo também verificadas nas diversas organizações brasileiras, sejam elas privadas ou públicas, sendo notória a divisão de cargos. Enquanto cargos mais bem remunerados são ocupados por pessoas brancas, cargos menos remunerados são ocupados, majoritariamente, por pessoas pretas, ocasionando sentimentos de superioridade por parte das pessoas que não se veem nessas posições inferiorizadas quando se diz respeito a cargos ocupados em corporações. Dessa forma, é preciso que esses cargos ocupados deixem de ser considerados como modo de julgamento para que o problema seja superado.

Outrossim, é imperioso destacar a constante falta de apoio comunitário e estatal como outro fator que contribui para a problemática. Posto isso, no filme americano "Corra!" o racismo é demonstrado na idealização e comparação do corpo de pessoas negras como ferramentas, feitas somente para o trabalho físico, e as diversas manifestações de racismo explícitas e implícitas. Em diversas cenas, o personagem principal cai em situações desafiadoras e se vê sem ajuda. Essas cenas podem ser interpretadas como exemplos dos desafios enfrentados pela falta de apoio enfrentados regularmente por pessoas afrodescendentes. Porém, há um silenciamento instaurado na questão dos desafios para a luta ao racismo estrutural na sociedade brasileira, de modo que a importância do combate a tal mal enraizado seja pouco comentada, fazendo com que o estigma em cima desse tema aumente, e consequentemente, seja tratado de forma superficial. Desse modo, urge tirar essa situação da falta de apoio para atuar sobre ela, como pode ser demonstrado na obra.

Diante do exposto, medidas são imprescindíveis para resolver os entraves discutidos. Portanto, cabe ao Governo Federal, responsável por administrar os direitos do povo, junto do Ministério da Cidadania, propor políticas públicas destinadas à conscientização sobre o racismo estrutural e suas consequências. Isso será feito por meio de campanhas federais nos veículos de comunicação e palestras em espaços públicos, escolares e laborais, a fim de desestigmatizar o preconceito e o silenciamento sobre o tema. E como Gandhi tão bem disse: "O futuro depende do que fazemos no presente."
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
1081 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
53 Exibições
por Kellar
1 Respostas 
48 Exibições
por sarakmd
0 Respostas 
43 Exibições
por gigihzzz
0 Respostas 
111 Exibições
por Eliseu14
0 Respostas 
80 Exibições
por Lethicia98
0 Respostas 
23 Exibições
por antoniov
0 Respostas 
16 Exibições
por Alice1758
0 Respostas 
114 Exibições
por Bruno24Assis
0 Respostas 
242 Exibições
por Jaciarasil

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Na obra "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM