Em primeiro plano, é importante destacar a ausência de medidas governamentais em relação a proteção e preservação da natureza, contribuindo para sua constante exploração exacerbada. Diante disso, é notado a aplicação do conceito desenvolvido pelo sociólogo Bauman, na qual afirma a existência de uma “instituição zumbi”, que, apesar de existir, perde sua funcionalidade social. Sob essa perspectiva, é evidenciado o frequente descaso atribuído à politicas que visam a preservação da natureza e derivadas, refletindo no comportamento da população para com a preservação ambiental.
Ademais, em consequência ao consumismo desenfreado é notado o descarte irresponsável do lixo que, por sua vez, impacta diretamente os centros urbanos. Segundo Oscar Wilde, “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”, essa afirmação pode ser aplicada ao errôneo tratamento do lixo, já que justamente a falta de um incômodo diante dessa problemática a consolida como regresso. Contudo, o resultado de tal negligencia é visível mesmo com a falta de mobilidade social, diante das problemáticas recorrentes de enchentes e poluição, bem como problemas a longo prazo como o cada vez mais intenso aquecimento global.
Diante disso, faz-se necessário um olhar mais atento as temáticas de preservação do meio-ambiente e consequentemente o adequado descarte de lixo. Assim, urge ao Ministério da Educação, juntamente ao Ministério do Meio Ambiente, promover palestras e projetos nas escolas, bem como atividades práticas, com o objetivo de ensinar o descarte correto do lixo, assim como o incentivo a reciclagem e, consequentemente, a redução do consumismo e da preservação do meio ambiente. Dessa forma, a juventude aprenderá a importância da preservação da natureza e como evitar sua eminente degradação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.